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13 de março de 2020

Como preparar a sua empresa para campanhas de marketing de sucesso

campanhas de marketing

Fazer as campanhas de marketing darem certo é uma tarefa que envolve a empresa como um todo e você precisa estar preparado. Minha ideia no artigo de hoje é te mostrar que o sucesso da sua campanha, por vezes, depende muito mais de tudo que envolve o negócio do que a própria execução do marketing.

Na hora de planejar as campanhas, o mais natural é pensar nas publicações de rede social, anúncios patrocinados, e-mails, blog posts, entre outras ações. Porém, você sabia que o diferencial da sua campanha pode estar em outros pontos que nem sempre são levados em conta?

Hoje vamos abordar três pontos importantíssimos, são eles:

  • Atendimento;
  • Processos;
  • Controle.

Quando uma campanha é posta em prática, a empresa estará envolvida quase que completamente, afinal, você tem o objetivo de vender um produto ou serviço, correto? Então, aí você já vai envolver o atendimento, o comercial e o operacional. Consequentemente, os setores administrativo e financeiro também serão envolvidos e se não existir uma sintonia entre todos, a sua campanha pode falhar!

É claro que a execução da campanha em si é muito importante e tudo depende dela. O público alcançado, os criativos publicados e todo o material produzido precisa ser de alta qualidade para que tudo corra bem. Mas as empresas estão tão preocupadas com a execução da campanha que acabam esquecendo do restante. É aí que você vai se diferenciar!

O atendimento precisa ser perfeito

O primeiro contato do cliente com a sua empresa é, geralmente, com um responsável pelo atendimento. Seja ele na rede social, no site, por telefone ou em qualquer outro ponto de contato. Se o seu atendente não está por dentro da campanha executada, pode passar informações erradas ao cliente e perder a oportunidade de venda.

Além disso, a qualidade no atendimento também precisa de atenção. Parece óbvio, mas grande parte das empresas peca nesse quesito. Inspire-se em empresas como a Nubank, que possui um atendimento rápido, personalizado e de altíssima qualidade!

Veja: 4 dicas para melhorar o atendimento online da sua empresa

Processos bem definidos tornam tudo mais rápido

Em um mercado digitalizado, os clientes querem esperar o mínimo possível por qualquer tipo de produto ou serviço. Portanto, se você tem processos mais bem definidos, use-os como forma de feedback para os seus clientes.

A cada etapa concluída no processo, notifique o seu cliente e mostre como a sua empresa está preocupada com o sucesso das entregas. O sucesso da sua campanha de marketing está atrelado diretamente à satisfação dos clientes.

Controle para mensuração de resultados

Não existe campanha de sucesso se você não mensura os resultados. Independente do objetivo da campanha, mensurar os resultados é o controle mínimo que você precisa ter. Confira abaixo algumas opções para auxiliar no controle da campanha.

Software de CRM

Do inglês Customer Relashionship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), este tipo de sistema é perfeito para mensurar os resultados da sua campanha. Nele você controla a quantidade e o valor das vendas da sua empresa e personaliza as informações da forma que desejar. Assim, pode controlar a origem dos seus clientes e entender o retorno da sua campanha (ROI) de forma concreta.

É importante ressaltar que a alimentação do CRM pode ser feita através de uma integração com o seu sistema interno da empresa, por exemplo, facilitando o processo e reduzindo o esforço manual.

Caso você opte pela alimentação manual do CRM, é importante que a sua equipe esteja ciente da importância das informações corretas e completas, pois, se os dados não forem confiáveis, a sua mensuração pode ser inútil.

Existem várias opções de CRM disponíveis no mercado. Aqui na Lands, indicamos aos nossos clientes duas opções gratuitas e que são muito fáceis de utilizar:

  • Hubspot CRM: um dos principais CRMs do mundo, o Hubspot possui todas as funcionalidades básicas necessárias para o controle dos clientes na sua versão Free. Além disso, possui todas as funcionalidades de automação de marketing na sua versão paga;
  • RD Station CRM: lançado recentemente para trabalhar em conjunto com a ferramenta de marketing da RD, o RD Station CRM é uma solução mais enxuta do que o Hubspot e super objetiva e fácil de utilizar.

Ambas as opções citadas acima entregam uma solução completa e fácil de utilizar. Você pode testar as duas e identificar a que melhor se encaixa para o seu negócio.

Pixel do Facebook/Google

Se sua campanha envolve conversões pelos canais digitais, os gerenciadores de anúncios podem fazer o trabalho de mensuração de resultados. Você só precisa instalar o pixel de cada um deles.

Basicamente, o pixel é um rastreador da campanha como um todo que, entre outras informações, identifica se as vendas no seu e-commerce vieram do Facebook Ads ou não, por exemplo. O mesmo se aplica ao pixel do Google Ads.

As campanhas com pixel servem não só para e-commerce. Mas também para acesso ao site, a uma página determinada ou preenchimento de um formulário. Isso caso o seu objetivo seja uma solicitação de orçamento ou download de algum material. As informações captadas pelo pixel dependem do objetivo da sua campanha.

Atendimento, processos e controle

Partindo do pressuposto que a sua campanha de marketing está sendo bem executada, controlar estes três fatores farão toda a diferença para o sucesso da mesma. Mantenha a sua equipe integrada e o seu cliente em foco. Essa é a combinação perfeita para as suas campanhas decolarem!

13 de março de 2020



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