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Vinícius Borges
15 de agosto de 2020

O que são as 5 forças de Porter?

Forças de Porter

Se você está lendo este artigo é porque você quer aprender o que são essas forças, e como aplica-las, certo? Então é isso mesmo que veremos hoje, além de algumas dicas “secretas” da Lands.

O que são?

Primeiramente precisamos saber quais são essas 5 forças. Veja abaixo a lista delas:

  • Rivalidade entre concorrentes
  • Poder de barganha dos fornecedores
  • Poder de barganha dos clientes
  • Ameaça de novos concorrentes
  • Ameaça de novos produtos ou serviços

As forças de Porter são como pilares para as empresas. Se houver mudança em algum desses pilares, a empresa deve rever seus conceitos estratégicos.

Agora que você já sabe quais são as 5 forças de Porter, veremos a seguir do que se tratam cada uma delas.

Rivalidade entre concorrentes

A rivalidade entre os concorrentes é super importante, e é algo que deve frequentemente ser avaliado.

Analise as estratégias que seus concorrentes estão utilizando, e veja o que dá certo e o que não dá. A partir daí você precisa montar a sua estratégia baseada nos erros e acertos de seus concorrentes.

Vale lembrar que utilizar a mesma estratégia dos concorrentes nem sempre é a solução para seu negócio.

Poder de barganha dos fornecedores

Você precisa saber qual o impacto que seus fornecedores possuem seu negócio. Você possui dependência deles?

Você precisa pensar quantos fornecedores possui. Quanto maior esse número, melhor, pois assim você pode comparar mais os preços e qualidade.

Agora, se você depende de poucos fornecedores, você precisa aumentar essa quantidade.

Poder de barganha dos clientes

Qual poder seus clientes possuem sobre seu negócio? Eles têm domínio sobre seus produtos ou serviços? Este terceiro pilar analisa a capacidade que os clientes possuem em seu negócio.

Em um mercado onde há muitos clientes, porém poucos fornecedores, os clientes não possuem muito poder. Isso porque existem muitos outros clientes que podem substituí-los.

Já outro mercado em que tenham poucos clientes, e muitos fornecedores, isso torna possível que o poder de negociação dos clientes seja bem maior.

Basicamente, o cliente tem maior poder de barganha quando ele tem muitas opções, e quando tem poucas opções, o poder é menor.

Ameaça de novos concorrentes

No momento em que vamos analisar essa ameaça, devemos ter em mente e considerar qual a lucratividade do setor, o crescimento da economia, e também a diferenciação do seu produto ou serviço em relação aos concorrentes.

Quanto mais fácil for para entrar no mercado, maior é a ameaça de novos concorrentes.

Ameaça de novos produtos ou serviços

Você pode já possuir um produto ou serviço inovador e que atende as necessidades dos seus clientes, mas mesmo assim, isso não significa que você estará salvo da concorrência.

Veja quais concorrentes possuem produtos ou serviços parecidos com o seu. Depois de analisar, veja quais são os benefícios do seu produto em relação ao produto do concorrente. Você precisa fazer com que o cliente opte por sua marca diante dos concorrentes, e, para isso, precisa ter uma boa diferenciação.

Por que é importante?

As 5 forças de Porter são importantes para qualquer empresa, independente do tamanho ou conhecimento no mercado. Isso porque diante da análise dessas forças, podemos ter estratégias melhores e conhecimento próprio da organização.

Não basta apenas ter um bom produto ou serviço. É necessário fazer uma análise do mercado em geral, tanto dos concorrentes, produtos/serviços e também os clientes.

Conclusão

Hoje vimos um pouco sobre as 5 forças de Porter, vimos quais são, no que se baseiam e como aplica-las.

A partir do momento em que você começar a aplicar essas forças em seu negócio de boa maneira, será muito mais fácil competir com os concorrentes. Por hoje é isso, até mais!

Vinícius Borges
15 de agosto de 2020



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