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Gabriela Nuernberg
1 de junho de 2020
Categorias Sem categoria

Como usar o Google Meu Negócio na sua estratégia de Marketing

Google Meu Negócio

Você já imaginou poder estar na primeira página de busca do Google mesmo sem ter um site ou pagar por anúncios? Sim, isso é possível! Com o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google, você consegue dar maior visibilidade ao seu comércio na internet.

O que é o Google Meu Negócio?

Criado em 2014, o Google Meu Negócio fortalece a presença digital da sua empresa, facilitando que ela seja encontrada no buscador do Google e no Google Maps. Além de disponibilizar aos usuários informações do seu negócio, como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções, há também a possibilidade de o usuário (seu cliente) comentar e fazer uma avaliação sobre o seu estabelecimento dentro da plataforma. Essa comunicação permite que outros usuários sejam influenciados, contribuindo para o marketing da empresa.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

O primeiro passo é ter uma conta no Google, é através dessa conta que você vai administrar todos os dados da sua empresa. Após a criação da conta (ou caso você já tenha uma), clicando nesse link você terá acesso direto à plataforma do Google Meu Negócio. A criação da ficha é simples e intuitiva, basta apenas preencher as informações corretamente. Feito isso, será enviada uma carta via correio para o endereço cadastrado, ela terá um código de quatro números, o qual você irá inserir na plataforma para ativá-la. Em aproximadamente 15 dias, a sua empresa vai aparecer nos resultados orgânicos do Google.

Quais as vantagens da ferramenta na minha estratégia de marketing digital?

  • Maior visibilidade do seu negócio: pesquisas revelam que cerca de 46% das consultas feitas no Google são referentes a negócios locais. Ou seja, quase metade das buscas diárias são referentes a comércio local. Além disso, dentro da plataforma você tem a possibilidade de cadastrar os seus produtos ou serviços, e direcionar as pessoas que veem estes para fazer uma ligação para a sua empresa, pedir um orçamento ou para uma landing page em seu site, aumentando ainda mais as suas chances de vendas.
  • Você não precisa ter um site para aparecer no Google: caso o seu negócio ainda não tenha uma página na web, com a ferramenta, de forma simples e orgânica, você pode estar na primeira página do Google. Mas é preciso aplicar as técnicas corretas na criação da sua ficha, conforme explicarei mais abaixo.
  • Maior transparência: as pessoas geralmente fazem pesquisas antes de irem até um estabelecimento local, e através da sua ficha, elas poderão ver mais detalhes e até os reviews dos seus clientes, dando mais segurança para que consumam o seu produto ou serviço.
  • Controle de qualidade: por meio dos depoimentos dos clientes, a empresa pode muito bem identificar algum aspecto relacionado ao atendimento, ao produto ou ao serviço que precisa ser melhorado e, dessa forma, repará-lo de forma rápida e eficiente.

Como otimizar o Google Meu Negócio?

Essa é uma etapa bastante importante para que a sua ficha seja relevante para o Google e você apareça na frente dos seus concorrentes na página de buscas. Confira as dicas:

  • Preencha e atualize os dados sempre que for necessário: embora possa parecer óbvio, algumas empresas cometem esse erro. Fique atento às informações na hora de preencher o seu cadastro, procure não deixar nada em branco e caso haja alguma mudança de horário, telefone, ou endereço do seu estabelecimento, atualize o quanto antes na plataforma.
  • Peça reviews aos seus clientes: essa é uma ótima dica, pois quanto maior o número de avaliações positivas você tiver, maior relevância o Google dará a sua ficha. Compartilhe o link da sua ficha com seus clientes através do WhatsApp ou por email, peça para que eles avaliem o seu negócio.
  • Faça postagens: além de ser uma ótima oportunidade para você expandir a sua vitrine digital, é um fator que conta pontos para o seu rankeamento. Aproveite e faça um bom planejamento de conteúdo, inclua fotos da sua equipe, fotos do seu estabelecimento, dos seus produtos ou o resultado do seu serviço, inclua também postagens de promoções quando houver. O importante é procurar manter um bom padrão visual em suas postagens com fotos de qualidade, afinal, essa é a sua vitrine virtual.
  • Atenção ao título: quando for preencher a sua ficha, não coloque o nome primeiro, e sim, a palavra-chave que as pessoas procuram, a área de atuação do seu negócio. Por exemplo: Pet Shop | Bichinho Animal. As pessoas quando vão realizar pesquisas no Google, geralmente procuram pelo segmento do negócio e não pelo nome do estabelecimento.

Agora que você já conhece as vantagens e como utilizar a ferramenta, é hora de incluir o Google Meu Negócio na sua estratégia de marketing digital e ganhar mais visibilidade no Google!

Gabriela Nuernberg
1 de junho de 2020
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