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Como atrair clientes com seu blog?

Atrair clientes com blog

Há cerca de 5.000 a.C. existiram as primeiras vendas, eram usados metais que serviam como as moedas de hoje. De lá para cá, as técnicas de vendas foram evoluindo, mas o principal objetivo continua o mesmo:

Atrair e conquistar clientes é a grande preocupação de quem trabalha com vendas.

Ainda quando não existia a internet, eram disputados o melhor horário para a propaganda comercial na televisão, e até mesmo lugares estratégicos para colocar um outdoor na rua.

Nada disso é errado, mas atualmente é muito mais simples atrair clientes para a empresa com a ajuda da internet e dos blogs. E tudo isso de forma mais rápida do que você imagina.

Além de não ser tão caro e não precisar de tantos recursos, com os blogs conseguimos até monitorar a porcentagem de pessoas que são atraídas pela marca. Incrível, não?

Mas acontece que atrair clientes com blogs pode não ser uma tarefa tão simples. Isso porque é necessário conhecer algumas técnicas e estratégias para isso. E foi pensando nisso que hoje vou te mostrar como atrair clientes para sua marca com a ajuda do seu blog. Vamos lá?

O que vamos ver hoje:

  • Por que minha empresa precisa de um blog?
  • Os benefícios de ter um blog
  • Como conquistar e atrair clientes para o blog?

Além disso, vou te dar algumas dicas para que você não só atraia clientes para sua marcar com o blog, mas também como atrair clientes para o blog em si. Confira:

Por que minha empresa precisa de um blog?

Antes de mais nada, precisamos ter em mente o porquê de nossa empresa precisar de um blog. É realmente importante?

Bom, considero que sim, afinal, com um blog podemos executar de forma simples o chamado marketing de atração. Essa estratégia permite que mais pessoas venham até a empresa sem que haja a necessidade de “correr atrás” dos clientes.

Além disso, com um blog o cliente se sente mais confortável e seguro com a empresa. Isso acaba facilitando o processo de compra de seu produto ou serviço.

Em algumas plataformas, é permitido instalar ferramentas externas para aumentar a proximidade com o cliente. Um exemplo disso é a aba de comentários ou a assinatura de newsletter.

Gostou? Quer saber mais sobre a importância do blog para as empresas? Então confere este artigo que apontamos isso em específico.

Os benefícios de ter um blog

Além de alguns benefícios já citados acima, existem vários outros que podem ser considerados. Tais como:

  • Você ganha audiência com custos mínimos;
  • Atração de clientes por conta própria;
  • Você vira autoridade nos assuntos citados;
  • Colabora com o SEO do site;
  • Quem te procura são os clientes;

Existem algumas estratégias que podem ser consideradas benefícios. Produzir conteúdo de qualidade e determinar um bom SEO é crucial para alavancar o seu blog. Mais para frente, veremos um pouco mais sobre isso.

Mas afinal, como atrair os clientes para o blog?

Agora que você já viu vários benefícios de ter um blog como uma das estratégias para sua empresa, o próximo passo é entender como fazer a atração em si.

Tenha conteúdo de qualidade

Primeiramente, é necessário investir em conteúdo de qualidade.

Para atrair mais pessoas para o blog, um fator que pode mudar tudo é o conteúdo em geral. Nenhum visitante vai se interessar pela leitura dos artigos e matérias do seu blog, se os mesmos não forem didáticos.

Um bom conteúdo em momento algum deve ser uma cópia da internet.

Fazer pesquisas e ter referências é praticamente obrigatório para um conteúdo de qualidade, mas fazer uma cópia idêntica pode ser uma tragédia.

Fale informações verdadeiras e concretas que de fato vão passar confiança para o leitor. Tenha motivos para que ele continue lendo o blog. O que não pode acontecer é você inventar histórias sensacionalistas para apenas impressionar o leitor.

Conheça seus clientes

Outro ponto que é crucial considerar (mas muitas vezes esquecido), é conhecer os clientes.

Se existe algo que não podemos negar, é que agradar todo mundo ao mesmo tempo, é praticamente impossível. Por mais que tentemos, nunca vamos conseguir, por isso é de extrema importância conhecer seu público alvo.

Tenha em mente essas três frases com suas devidas respostas:

  • O que as pessoas que entram no meu blog querem ler?
  • Quais são as principais dúvidas dessas pessoas?
  • Se eu sei quais as dúvidas dos leitores, como posso ajuda-los?

Tendo essas informações, ficará mais fácil conversar com o público através do blog. Além disso, os leitores se sentirão mais confortáveis ao ler um conteúdo diretamente “para eles”.

Pesquise os principais assuntos

Tenha em mente os assuntos mais falados no momento em relação ao seu nicho.

Como a intenção é atrair a atenção do público, você deve escrever sobre assuntos em alta para literalmente chamar a atenção. Fazendo isso você mostra que está atualizado sobre o assunto.

Acompanhe quais posts estão sendo mais acessados

Controlar as métricas dos artigos e saber quais artigos não tiveram grande taxa de acessos é essencial para atrair clientes.

Quando sabemos exatamente o que o público quer ler, fica cada vez mais fácil decidir em que conteúdo você deve focar.

Ah! Lembra quando falei que existem ferramentas externas que podem ser complementos no seu blog?

Pois bem, vou te recomendar duas dessas ferramentas. Uma delas é o Yoast SEO. O Yoast está presente exclusivamente no WordPress, e é fundamental para trabalhar a parte de SEO dos artigos. Ele permite que você defina a palavra-chave dos artigos, metas-descrições e muito mais. O legal dessa ferramenta é que ela nos dá uma análise geral do artigo e ainda nos diz o que pode ser melhorado.

Outra ferramenta bastante útil para os blogs é o Google Analytics. A ferramenta do Google gera todas as métricas que precisamos para fazer uma melhor avaliação do blog como um todo. Conseguimos ver os artigos mais acessados, a taxa de rejeição do blog e até mesmo a quantidade exata de pessoas que visitaram o blog.

Crie constância nas postagens

E por último, mas não menos importante, é a constância. Manter um ritmo de postagens durante a semana ou mês é fundamental para a atração de clientes.

Dessa forma, os leitores saberão que a próxima vez que voltarem no blog, já terão novos conteúdos.

Conclusão

Ter um blog pode ser a chave para a atração de potenciais clientes para seu negócio. Sem sombra de dúvidas, quando você oferece conteúdo de forma gratuita para as pessoas, essas se sentem convidadas a fazer parte da sua marca.

Hoje, te mostrei quais são os principais motivos para você ter um blog da sua empresa. Além disso, te mostrei quase que, na prática, o que você deve fazer para conseguir atrair clientes de forma mais fácil para o seu blog.

Por hoje é isso, até mais!

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