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Leads: O mínimo que você precisa saber sobre eles

Toda empresa tem uma ideia de público alvo, visto o tipo de produto no qual ela comercializa. Porém, você sabia que nem sempre essa ideia é a fiel realidade de sua marca?

Sim, no mercado existem distorções de padrões, e por isso é necessário investigar melhor o público que você possui. Para montar um perfil desses, se faz necessário criar leads.

Caso você não saiba nada sobre esse tema, hoje você descobrirá tudo acerca dele, entendo inclusive como montar um perfil de leads para sua empresa.

 

O que são Leads?

De forma simplificada, pode-se dizer que Leads, no marketing digital se tratam de um possível consumidor que demonstrou um certo interesse por seus produtos ou serviços.

É exatamente isso que significa leads. Claro, existem 3 modelos disponíveis no mercado, e cada uma deles se encaixa em uma das etapas de compras do consumidor.

Imagine um funil de vendas. O primeiro tipo de comprador é o considerado no topo do funil, onde está apenas navegando e buscando algo que não considera que precisa ainda.

O segundo tipo de leads é o meio do funil. Aqui, o cliente já se interessou por sua marca e assim começou a investigar os valores sobre o produto que sente a necessidade.

O terceiro ponto sobre o funil de venda que uma leads passa é o fundo do funil. Nele, o cliente já tem a certeza da compra, logo, basta efetuar a venda.

 

Qual a sua importância?

Saber como funciona o sistema de leads faz com seja muito mais fácil se montar estratégias para que o seu negócio seja cada vez mais efetivo.

Se as estratégias utilizadas em sua marca forem positivas, será muito mais fácil transformar um lead em um costumer (nome dado para a conversão em cliente) .

 

Como qualificar e nutrir?

Para a qualificação dos leads não existe uma fórmula secreta. Porém, algo que vem se destacando cada vez mais no mercado é como o marketing de conteúdo vem atuando sobre a captação e qualificação de leads.

Além disso, esse tipo de qualificação ainda tem o potencial de educar o seu cliente através artigos interessantes, chamando ele cada vez mais a se interessar por sua marca.

Veja: Leads qualificados: O que falta para virarem clientes?

O lead scoring é outro tipo de classificação. Nele, é utilizado o sistemas de pontos obtidos através do engajamento do cliente com sua marca, para que assim haja a qualificação de seu perfil.

Para nutrir esses leads se faz necessário observar o seu nível de qualificação. Em geral, as que estão no topo e meio do funil são nutridas através do próprio marketing de conteúdo.

Já para aquelas que estão no fundo do funil, se faz necessário investir em uma atenção especial, muitas vezes nutrindo até mesmo com o contato direto, através de e-mail ou telefone.

 

Gerenciamento

Para o gerenciamento desses leads, se faz necessário acompanhá-los do início de sua etapa de aquisição, desde seus coleta de dados, o engajamento dele e lead scoring. Para complementar, após estas etapas se faz a mensuração de resultados.

Se manter um lead, conhecendo cada ponto relevante para se trabalhar com ele e ainda gerenciar perfeitamente cada detalhe pode ser um desafio, principalmente se você não obter nenhuma experiência nesta área.

Porém, dada as dicas citadas ao decorrer do texto, certamente o funcionamento das mesmas ficou muito mais claro.

Aproveite os pontos sobre a qualificação, nutrição e o gerenciamento para conhecer de vez como se trabalhar com os leads.
No mais, foque em reverter todos os dados coletados até então para melhorar as estratégias de captação de leads, afinal, o objetivo é conseguir convertê-las em clientes, fazendo assim com que sua empresa cresça cada vez mais.




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