Como funcionam os testes A/B nas redes sociais?
Houve um tempo em que muitas estratégias eram frustradas devido a inconstância e diferença dos clientes.
Uma estratégia que ontem deu certo hoje pode não dar mais, mas não por mudança do mercado, mas sim por serem clientes diferentes.
Com o funil de vendas muitas despesas foram evitadas, já que com o funil era possível identificar de antemão um simples consumidor e um grande potencial lead.
Mas é claro que apenas isso não basta, há como sermos mais eficientes e isso é o mais interessante do marketing digital, há sempre como melhorar algo melhorado, inovação nunca é demais.
Continue lendo este artigo se você ouviu falar nos testes A/B e está curioso para saber o que é e como aplicá-lo nas redes sociais. Acompanhe!
O que exatamente são os testes A/B?
Os testes a/b possuem o objetivo de te fazer escolher entre o A e o B, simplesmente isso e nada mais.
Existem testes multivariados que testam várias ideias de uma só vez, sendo diferente do A e B que fazem a comparação de apenas duas opções.
Se você não entendeu nada, se acalme, irei explicar de uma forma mais detalhada.
Imagine que você está pensando em mudar o visual do site da sua empresa, o site onde os clientes fazem suas compras, adicionando uma cor diferente na página inicial do site.
Como saber se essa atualização terá o resultado esperado? Simples, fazendo o teste a/b.
A ideia é que você tenha duas escolhas, faça o teste com cada uma e ao final do teste a que trouxer mais resultados será a melhor opção.
Essa estratégia está sendo muito utilizada por evitar gastos desnecessários e principalmente, por poupar tempo e diminuir as margens de erro.
É importante que você escolha bem as variantes que deseja testar, isso porque irá gerar um custo e nada adiantará se você optar por uma variante que não fará diferença alguma.
Como funciona a aplicação dos testes nas redes sociais?
A aplicação dos testes nas redes sociais não muda muito, a diferença está nas variáveis.
Todo seu teste deve ser baseado na rede social e no seu público-alvo, sendo assim, seguem algumas dicas básicas para que você obtenha maiores resultados na aplicação dos testes.
Elabore os testes com a maior riqueza de qualidade possível, pois assim você não terá erros durante a aplicação.
Escolha as variáveis adequadas ao local do teste, no caso da rede social as mais comuns e recomendadas são imagens, textos, horário de postagens, tipos de anúncios e prospecção de público-alvo.
Ao focar nestas variáveis você acertará melhor na hora de escolher o que exatamente deseja testar, um exemplo disso é o horário de publicação.
Mas como foi dito antes, é preciso pensar nos mínimos detalhes para que você não cometa erros de seleção.
Por exemplos, você não revisou sua estratégia e desejou verificar o melhor horário de postagem de uma novidade.
Entretanto, você escolheu horários aleatórios em que seus clientes não estavam online, nesse teste o A foi o vencedor.
Porém, esse teste foi mal aplicado e por isso deve ser refeito. Infelizmente isso terá um custo adicional em todos os sentidos.
Não sabe o que é estratégia de marketing? Confira aqui!
Conclusão
Agora que você conhece bem os testes a/b já está pronto para negociar com uma empresa especializada em marketing digital.
Se você não conhece nenhuma empresa te apresento a Lands, uma empresa séria e que trabalha diretamente e especialmente com o marketing digital.
Seu segmento é o trabalho em redes sociais e nesse caso, a Lands é mais que adequada para sua solicitação já que ela é especializada com o inbound marketing e marketing de conteúdo.
Veja: O que é Inbound Marketing?
Se está curioso, que tal fazer uma visita ao site da empresa? Você irá se surpreender com a quantidade de qualidade oferecida. Boa sorte!