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Como funcionam os testes A/B nas redes sociais?

Teste A/B nas redes sociais

Houve um tempo em que muitas estratégias eram frustradas devido a inconstância e diferença dos clientes.

Uma estratégia que ontem deu certo hoje pode não dar mais, mas não por mudança do mercado, mas sim por serem clientes diferentes.

Com o funil de vendas muitas despesas foram evitadas, já que com o funil era possível identificar de antemão um simples consumidor e um grande potencial lead.

Mas é claro que apenas isso não basta, há como sermos mais eficientes e isso é o mais interessante do marketing digital, há sempre como melhorar algo melhorado, inovação nunca é demais.

Continue lendo este artigo se você ouviu falar nos testes A/B e está curioso para saber o que é e como aplicá-lo nas redes sociais. Acompanhe!

 

O que exatamente são os testes A/B?

Os testes a/b possuem o objetivo de te fazer escolher entre o A e o B, simplesmente isso e nada mais.

Existem testes multivariados que testam várias ideias de uma só vez, sendo diferente do A e B que fazem a comparação de apenas duas opções.

Se você não entendeu nada, se acalme, irei explicar de uma forma mais detalhada.

Imagine que você está pensando em mudar o visual do site da sua empresa, o site onde os clientes fazem suas compras, adicionando uma cor diferente na página inicial do site.

Como saber se essa atualização terá o resultado esperado? Simples, fazendo o teste a/b.

A ideia é que você tenha duas escolhas, faça o teste com cada uma e ao final do teste a que trouxer mais resultados será a melhor opção.

Essa estratégia está sendo muito utilizada por evitar gastos desnecessários e principalmente, por poupar tempo e diminuir as margens de erro.

É importante que você escolha bem as variantes que deseja testar, isso porque irá gerar um custo e nada adiantará se você optar por uma variante que não fará diferença alguma.

 

Como funciona a aplicação dos testes nas redes sociais?

A aplicação dos testes nas redes sociais não muda muito, a diferença está nas variáveis.

Todo seu teste deve ser baseado na rede social e no seu público-alvo, sendo assim, seguem algumas dicas básicas para que você obtenha maiores resultados na aplicação dos testes.

Elabore os testes com a maior riqueza de qualidade possível, pois assim você não terá erros durante a aplicação.

Escolha as variáveis adequadas ao local do teste, no caso da rede social as mais comuns e recomendadas são imagens, textos, horário de postagens, tipos de anúncios e prospecção de público-alvo.

Ao focar nestas variáveis você acertará melhor na hora de escolher o que exatamente deseja testar, um exemplo disso é o horário de publicação.

Mas como foi dito antes, é preciso pensar nos mínimos detalhes para que você não cometa erros de seleção.

Por exemplos, você não revisou sua estratégia e desejou verificar o melhor horário de postagem de uma novidade.

Entretanto, você escolheu horários aleatórios em que seus clientes não estavam online, nesse teste o A foi o vencedor.

Porém, esse teste foi mal aplicado e por isso deve ser refeito. Infelizmente isso terá um custo adicional em todos os sentidos.

Não sabe o que é estratégia de marketing? Confira aqui!

 

Conclusão

Agora que você conhece bem os testes a/b já está pronto para negociar com uma empresa especializada em marketing digital.

Se você não conhece nenhuma empresa te apresento a Lands, uma empresa séria e que trabalha diretamente e especialmente com o marketing digital.

Seu segmento é o trabalho em redes sociais e nesse caso, a Lands é mais que adequada para sua solicitação já que ela é especializada com o inbound marketing e marketing de conteúdo.

Veja: O que é Inbound Marketing?

Se está curioso, que tal fazer uma visita ao site da empresa? Você irá se surpreender com a quantidade de qualidade oferecida. Boa sorte!




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