Leads qualificados: O que falta pra virarem clientes?
Uma das maiores estratégias do marketing digital é a criação de leads para a empresa, pois, quanto mais gente demonstrar interesse na empresa, mais chances existem de se conseguir novos clientes e aumentar as vendas.
Tá bom, mas o que é um lead?
Lead é, basicamente, quando uma pessoa passa a demonstrar algum interesse na marca, produto ou serviço que a empresa está oferecendo, seja assinando um newsletter (muitos leads vem dessa forma), pedindo um orçamento, etc. E isso se dá até que a venda seja concretizada.
Agora que você já sabe o que é lead, precisa ter em mente que, nem todos os leads se tornarão clientes. Leads qualificados são, tecnicamente, a mesma coisa.
O que os diferencia é que, os leads qualificados aqueles que estão realmente interessados no seu produto, demonstram um interesse maior que as outras pessoas no seu produto, esses tem mais chances de vir a ser seus clientes. Além de possuírem o perfil compatível com o seu negócio.
Mas, o que falta para que os leads qualificados se tornem clientes?
Como mencionei acima, os leads qualificados são aqueles com as maiores chances de se tornarem clientes, mas o que ainda falta é nutrir o relacionamento entre sua empresa e eles.
Ou seja, ao invés de gastar tempo e dinheiro com leads que, provavelmente não irão comprar seus produtos, leads qualificados não necessitam de mais convencimento para que comprem os produtos. Apenas deve ser feito o fortalecimento da confiança deles com a empresa e amadurecer o assunto.
Até que venham, enfim, a comprar o produto.
E como eu sei que os leads são qualificados?
Para saber isso, sem erros. Você precisa se perguntar:
- O lead tem o perfil da minha empresa?
- O lead demonstrou interesse real do produto ou marca que ofereço?
Vou te ajudar a resolver isso. Primeiro, conheça seus prováveis clientes, leads. Uma bom jeito de fazer isso, é através das dúvidas. Geralmente, pessoas realmente interessadas em tal produto fazem perguntas mais técnicas sobre.
O perfil deles pode ser também determinado por uma série de fatores: seja, necessidade para adquirir o produto, situação financeira, pelo quanto ele avançou na situação de compra, etc.
Segundo, leads qualificados buscam o máximo de informações sobre o produto. E como falei acima, eles procuram conhecer mais, fazem uma série de perguntas técnicas especificas. Querem tirar todas as dúvidas. Suas perguntas focam sempre no produto.
Mas, se o lead não chegou nessa parte, você pode fazer um pré-diagnostico, como por exemplo, se o lead visualizou todos os e-mails e links que enviou.
Pode parecer difícil identifica-los, mas ligar essas informações pode ajudar a encontrar, ao menos, uma boa quantidade de candidatos a qualificados que estão mais perto de se tornarem clientes.
O que falta para virarem clientes?
Gerar leads qualificados é fácil, fazê-los comprar é que custa um desafio a mais. Para que eles virem clientes, é preciso que confiem na sua empresa. Não adianta apenas terem o perfil certo, terem muito interesse, se a confiança é frágil.
Esse é o ponto mais importante que você precisa conquistar. Você deve se perguntar, o que me dá confiança para comprar de uma determinada empresa? Perfeito, se você já tem uma resposta, ponha ela em prática.
Outra coisa é continuar investido em propagandas para incentivar esses leads. Faça ofertas irrecusáveis, propostas. Ofereça algo como brinde. Se o lead se interessa realmente pelo produto, essas coisas o deixarão irresistível e levarão o lead a comprar.
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Também é interessante que a empresa tenha um blog, seja para notícias ou até mesmo curiosidades.
Entenda melhor: Por que a sua empresa precisa de um blog?
Leads qualificados parece ser um termo bem complicado, mas, na verdade, é algo de entendimento simples que pode elevar suas vendas de maneira considerável. Você ficará impressionado.
Espero que este artigo tenha sido útil e te ajudado a tirar suas dúvidas.