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21 de maio de 2019
Categorias Planejamento

Como impulsionar o seu negócio através de estratégias digitais

Já dizia o ditado: quem não é visto, não é comprado. Além de questões pessoais, essa máxima também é válida para o mundo dos negócios, já que uma empresa que não se promove não conquista clientes, e consequentemente, está fadado ao fracasso. Felizmente, há uma forma extremamente democrática de evitar que isso aconteça: o marketing digital. Versátil e de baixo custo, ele pode ser empregado por estabelecimentos dos mais diversos ramos, portes e faturamentos.

Apesar disso, é preciso ter em mente que esse é um campo vasto. Na prática, isso quer dizer que há várias formas de se divulgar pela internet, sendo que cada uma delas é apropriada para diferentes estabelecimentos. Uma loja de ferramentas para marcenaria, por exemplo, dificilmente será divulgada da mesma forma que um comércio de artigos de moda.

Quer aprender mais sobre como divulgar seu negócio com a ajuda do marketing digital? Então continue lendo e confira algumas estratégias que podem ser usadas com essa finalidade.

Marketing em mídias sociais

Para empresários, ferramentas como Facebook, Instagram e Youtube são mais do que fontes de diversão e entretenimento, todas são canais ideais para a divulgação de estabelecimentos comerciais. Por meio da geração de conteúdo interessante e de anúncios para o público correto, é possível transformá-los em verdadeiras máquinas de vendas para o seu negócio.

Para que isso se concretize, é muito importante que a segmentação da audiência seja feita da forma correta. Por exemplo, se você vende arara para loja, seu foco devem ser lojistas da área de moda. Agora, se você vende peças e serviços para automóveis, é preciso filtrar o público com base nesse tipo de interesse.

Ao mesmo tempo, é fundamental que o profissional responsável pela tarefa fique atento às tendências do momento, como memes e personagens que estejam em alta nas redes sociais. Deste modo, é possível atrelar a produção de conteúdo a eles, aumentando as chances de viralização.

Alguns conteúdos pra você saber mais sobre mídias sociais:

Marketing de conteúdo

As estatísticas do setor de marketing têm revelado que um número cada vez maior de consumidores tem o hábito de procurar informações na internet antes de fechar uma compra. Além de se informar acerca das vantagens e desvantagens de cada produto, eles também investigam os estabelecimentos que os comercializam, de modo que a compra seja feita em uma loja de confiança. Por conta disso, negócios que se posicionam como fontes de informação tendem a ter um apelo maior junto ao público.

A boa notícia é que há uma maneira de unir esse fator à necessidade de divulgar o negócio: o marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia que tem como base um blog corporativo, que, por sua vez, não se dedica apenas à publicação de textos com cunho publicitário. Nele, também são veiculados conteúdos, tais como:

  • Fatos interessantes sobre o setor da empresa;
  • Respostas à dúvidas frequentes sobre os produtos;
  • Materiais ricos, como eBooks e webinars;
  • Dicas sobre aproveitar melhor determinado produto ou serviço.

Vale ressaltar que, para que essa estratégia seja bem sucedida, é fundamental que ela seja aplicada junto à otimização de mecanismos de busca (SEO). Deste modo, quando alguém fizer uma pesquisa sobre algum termo relacionado ao seu negócio, sua empresa será uma das primeiras a aparecer nos resultados. Uma empresa de manutenção predial, por exemplo, pode publicar conteúdos sobre dicas de limpeza e conservação para edifícios, bem como dados mais precisos sobre os procedimentos necessários para tal.

Marketing de influência

Nos últimos anos, uma nova profissão tem se tornado cada vez mais popular: influenciador digital. Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma pessoa que tem certa credibilidade junto a determinado grupo, podendo assim, influenciar suas decisões de compra.

Por esse motivo, tais profissionais são contratados com cada vez mais frequência por estabelecimentos comerciais. Por exemplo, uma loja de cosméticos pode se promover por meio de parcerias com blogueiras da área de beleza, enquanto que oficinas mecânicas e lojas de peças automotivas podem firmar contatos com especialistas dessas áreas.

Links patrocinados

Por mais que a obtenção de bons resultados orgânicos nos mecanismos de buscas seja importante, é possível pagar para obter um empurrãozinho no processo, são os chamados links patrocinados.

Eles permitem que uma empresa de impressão 3D, por exemplo, crie anúncios otimizados para palavras-chaves estratégicas para o negócio. Deste modo, eles aparecerão entre os primeiros resultados das buscas, aumentando as chances de que os clientes visitem a página. Vale ressaltar que, apesar disso, o link será devidamente identificado como anúncio.

Sobre links patrocinados, veja também:

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

21 de maio de 2019
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