leia nossos conteúdos e tenha muito mais

conhecimento

conhecimento

O que são Iscas Digitais?

livro mergulhado na água, preso a um anzol, atraindo cliques, ilustrados por mãos brancas.

Se você já conhece o básico sobre o marketing digital, sabe que um dos pontos cruciais para sua eficácia, é a captação de leads. Pois, de nada adianta gastar tempo e dinheiro atraindo pessoas ao seu site se isso não gerar conversões.

É aí que entram as Iscas Digitais. São elas que vão ajudá-lo a captar esses leads, fazendo a atração do usuário que realmente se interessa pelo seu produto ou serviço.

Mas afinal, o que são Iscas Digitais?

Iscas Digitais são produtos de alto valor, como e-books, ferramentas, planilhas, ou quaisquer outros tipos de materiais ricos, que possam ser relevantes para o seu público-alvo, devendo, preferencialmente, ajudar sua audiência com algum problema ou dificuldade que encontram.

Eles devem ser disponibilizados de forma completamente gratuita, bastando que o interessado insira seu e-mail, e/ou alguma outra informação importante para você, para receber em troca o material prometido. E é nesse momento, que ele fornece seus dados em troca do seu conteúdo, que você adquire um lead.

Importante citar que, para sua isca digital trazer resultados, você precisa pensar em um conteúdo que realmente seja relevante para o seu público alvo, algo que agregue valor e resolva um problema, que ele encontre ou possa vir a encontrar em seu segmento específico.

Como assim não devo cobrar nada?

Oferecer material exclusivo gratuitamente é algo que tem muito poder no marketing em geral, pois as pessoas não costumam recusar o que é gratuito quando lhes é de seu interesse.

Também é interessante pensar que você não estará dando seu conteúdo completamente de graça, já que pedirá alguns dados do usuário em troca do seu material, para que assim possa continuar enviando conteúdos a ele.

Podemos associar esse caso de iscas digitais com a entrega de panfletos, no marketing tradicional. As pessoas interessadas irão pegar seu folheto gratuitamente, possivelmente levá-lo para casa, lê-lo e talvez até cheguem a comprar o que você está oferecendo.

A diferença no marketing digital é que você tem um controle muito maior, pois a pessoa interessada que fez o download do seu e-book, por exemplo, lhe deu informações sobre ela. Assim, você pode continuar enviando conteúdos relevantes, e saberá se algum dia esta pessoa chegar a comprar seu produto.

Para onde e como devo atrair as pessoas?

Você pode atrair as pessoas com iscas digitais através de anúncios em redes sociais, ferramentas de busca, ou até mesmo através do seu próprio site, com banners ou pop ups.

Os usuários que forem atraídos pelas suas iscas, devem ser levados à landing pages atraentes, que informem, exclusivamente, sobre o conteúdo que será encontrado naquele material, sem distrações para materiais com outros assuntos.

Lembre-se de requisitar o mínimo possível de informações, pedindo somente os dados que realmente precisará para dar continuidade à sua estratégia de marketing de conteúdo.

Importante salientar que nesse momento em que são requisitados dados pessoais, você também deve deixar claro para quais objetivos eles serão utilizados futuramente. Ou seja, o que será enviado às pessoas além daquele material.

O que fazer após ter um lead?

Bom, a captação de leads é o primeiro passo para a sua estratégia de inbound marketing. o próximo passo é você começar a criar um relacionamento com ele.

Continue a enviar e-mails com conteúdos relevantes para esse lead. Faça testes A/B para saber qual tipo de conteúdo, e de que forma, ou formato, ele prefere. Siga nutrindo-o para que avance cada vez mais na jornada de compra, até que esteja pronto para, por fim, comprar o seu produto ou serviço.




Deseja receber dicas e

novidades imperdíveis?

Veja alguns dos nossos materiais