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4 de abril de 2019
Categorias Desenvolvimento

Mobile First – Pense primeiro nos dispositivos mobile!

Os acessos por meio de dispositivos móveis superaram os acessos em desktop para a grande maioria das situações. E, com isso, os sites precisam mudar seu formato para atrair mais clientes. Mobile First é a saída!

Você conhece o conceito de Mobile First? Nesse artigo, vamos conhecer um pouco sobre os acessos a conteúdos por meio de dispositivos móveis. Vamos, também, discutir a importância das empresas se atentarem a essa técnica para atrair mais acessos, mais engajamento e, consequentemente, mais clientes.

O que é mobile first?

O conceito foi desenvolvido pelo diretor da Google, Luke Wroblewski, entre 2009 e 2010. E, atualmente, esse conceito é uma das principais tendências do mercado de tecnologia e de marketing digital no mundo.

Leia também: As principais curiosidades do mundo do marketing digital

Mobile first é uma técnica que projeta e arquiteta sites, pensando prioritariamente nas demandas para dispositivos móveis, ou seja, para smartphones. Dessa forma, só após a criação dos sites na versão mobile é que eles são adaptados para serem usados e visualizados em desktop, por exemplo. Assim, a versão mobile do site vem primeiro no negócio (por isso o nome Mobile first).

Nos métodos anteriores, as empresas criavam conteúdos primeiramente para desktops. Depois, em segundo plano, os sites eram adaptados para os dispositivos móveis. Boa parte dessa adaptação é feita por tecnologias que automatizam o processo, como o Bootstrap.

Entenda um pouco melhor essa adaptação, que chamamos de responsividade, aqui: Qual a diferença entre design responsivo e design adaptativo?

Quais são as vantagens do dispositivo mobile?

Investir no mobile first, hoje em dia, é uma necessidade para quem quer se destacar nas plataformas digitais. Por isso, a seguir, vamos trazer algumas das principais vantagens de investir em dispositivos mobile.

Melhor ranqueamento no Google

Ano passado, o Google anunciou que o ranqueamento dos sites será feito por meio do conceito mobile first. Isso porque o número de acessos da plataforma Google via dispositivos mobile ultrapassou os acessos por meio do desktop. Portanto, a maioria das pessoas está fazendo pesquisas no Google a partir de seus smartphones e não mais de seus computadores ou notebooks.

Melhor experiência ao usuário

Os sites produzidos para dispositivos móveis proporcionam uma experiência mais agradável aos usuários e são mais completos em termos de conteúdos práticos.

Dessa forma, se a versão mobile oferece ao usuário todas as informações que ele precisa rapidamente e de forma objetiva, não tem por que o usuário ligar o seu computador para pesquisar algo.

Assim, os sites em versões para smartphone são pensados para otimizar a relação do usuário com o site. E, dessa forma, trazem apenas os conteúdos que são fundamentais para uma boa navegação em tela menor.

Credibilidade da marca

Uma marca que oferece a opção mobile tem maior credibilidade com os usuários e com as marcas do mesmo segmento. Pois, se a marca se preocupa em criar uma ferramenta mobile para o seu cliente, está mostrando preocupação em oferecer uma melhor experiência ao usuário. Consequentemente, está se coloca a frente das outras marcas que ainda não oferecem esse modo de navegação.

Porque é importante olhar primeiro para dispositivos mobile?

Tendo em vista tudo o que discutimos até aqui, as pesquisas e acessos a sites por meio de smartphones se tornou prioridade. E, por isso, a necessidade de criar plataformas projetadas para versão mobile deve ser vista como número 1 no seu negócio.

Se o seu site não foi pensado para isso, provavelmente, você está perdendo acessos e clientes. Pois, é muito desgastante ficar usando a barra de rolagem para encontrar as informações que deseja e dar zoom toda hora para poder entender o que está escrito.

Assim, esses desgastes afastam usuários. Você já experimentou entrar em um site que não tem a versão mobile? Se sim, sabe do que estamos falando. Por isso, pense no mobile primeiro e tenha avanços em seus negócios.

4 de abril de 2019
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