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15 de março de 2019

Como monitorar resultados de campanhas de marketing educacional

Uma das etapas mais importantes de uma campanha de marketing é o monitoramento de resultados, apesar de, muitas vezes, ela ser deixada de lado. Entender em tempo real o andamento da sua campanha e os resultados provisórios te dá o poder de reagir e tomar decisões em tempo hábil.

Antes de nos aprofundarmos no monitoramento, vamos te localizar. Essa é uma série de conteúdos sobre marketing educacional e estamos no passo 3! Se você ainda não viu os artigos anteriores, recomendo que volte e leia-os, tenho certeza que não vai se arrepender.

Enfim, vou deixar os links aqui pra você não perder nada dessa série que está ajudando muitas instituições de ensino (IE) a alavancarem o seu posicionamento digital. Acredite, o feedback está muito bacana! Segue a série completa:

  • O que fazer pra captar e reter alunos? (confira aqui);
  • Primeiras ações no marketing educacional (confira aqui);
  • Monitorando resultados de campanhas de marketing educacional;

Agora que eu já te localizei e você já se certificou que está na etapa correta da sua campanha de marketing educacional, vamos ao que interessa, o monitoramento!

Como funciona o monitoramento de resultados?

Em suma, este processo é feito durante a execução da campanha, com uma frequência variável, dependendo das atividades da mesma.

O primeiro ponto a ser considerado para um monitoramento de qualidade é o objetivo da campanha (lembra que o traçamos lá no primeiro artigo?). Depois disso, analise a frequência que você está veiculando os seus conteúdos, sejam eles via mídias sociais, e-mail, blog, ou qualquer outro canal. Se for possível, faça esse acompanhamento de forma diária, ou a cada dois dias, pra que você possa ver o impacto imediato dos seus conteúdos e, também, a vida útil dos mesmos (quanto tempo leva para que eles não deem mais resultados).

Monitore cada canal separadamente

Cada canal merece uma atenção na hora de acompanhar a campanha, por isso, vou te mostrar algumas plataformas que vão te ajudar e para qual tipo de canal são indicadas.

Tráfego de site/blog

Este tipo de canal é chamado de owned, pois você tem total domínio e controle sobre ele, tornando mais fácil o monitoramento. Para este, a ferramenta mais utilizada é o Google Analytics, que é grátis e muito completo.

Posso dizer tranquilamente que se você faz uso de marketing digital e não utiliza o Google Analytics, alguma coisa está errada. Dá uma conferida que vale a pena!

Monitoramento orgânico de mídias sociais

O tráfego e o engajamento direto nas suas páginas de mídias sociais também estão inclusos no canal owned. Para acompanhar o desempenho durante a campanha existem inúmeras ferramentas, poderia fazer um post só sobre isso. Mas, aqui na Lands, nós utilizamos o Etus, o Reportei e os relatórios das próprias mídias (Facebook, Instagram, Linkedin, etc).

Mídias pagas

Aqui, se você já deu uma pesquisada sobre este tipo de mídia, que é chamada de paid, provavelmente encontrou pelo caminho o Facebook Ads e o Google Ads. É sobre essas duas ferramentas que vamos falar.

O Facebook Ads vai tratar das suas publicações patrocinadas e dos seus anúncios no Facebook (vai por mim, sem esse investimento fica muito mais difícil de ter resultado da maior rede social do mundo).

Já o Google Ads vai ser o veiculador dos seus anúncios do Google, que são aqueles resultados da sua busca que aparecem no topo e na parte inferior da página, assinalados pela palavra “Anúncio”.

Quais métricas analisar?

Esta é a parte que mais vai depender da estratégia da sua campanha, mas eu vou te mostrar algumas métricas para os principais canais e os mais comuns em campanhas de marketing educacional.

Mídias owned (site, blog e mídias orgânicas)

  • Tráfego do site/blog: analise o tráfego atual e compare com um período anterior à campanha;
  • Tráfego por conteúdo: se você fez alguns posts sobre o assunto, analise o quanto o público aderiu aos seus posts;
  • Leads gerados: essa é uma das mais importantes (se você quer captar alunos), afinal, sem leads, dificilmente você terá resultados concretos na campanha;
  • Envolvimento social: analise curtidas, comentários, compartilhamentos e outras formas de engajamento nas suas publicações.

Mídias pagas

  • Custo aquisição de cliente (CAC): é muito importante que você saiba quando está investindo para cada conversão da sua campanha;
  • Custo por lead: aqui você vai analisar quanto custou cada lead, mesmo os que não finalizaram o processo de compra;
  • Retorno sobre o investimento (ROI): o seu investimento está sendo pago?

Acompanhe sempre e tenha resultados precisos

Não existe uma fórmula mágica para o sucesso do marketing, mas se você fizer o monitoramento de resultados de forma aplicada, as chances de êxito aumentam muito! Conta pra nós a sua experiência com o monitoramento, ou se você utiliza alguma ferramenta diferente, deixe nos comentários, posso fazer um conteúdo sobre ela também.

Até a próxima!

15 de março de 2019



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