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15 de fevereiro de 2019

Primeiras ações no marketing educacional

Dando prosseguimento à nossa série de marketing educacional, vou falar sobre as primeiras ações. No post da semana passada, vimos os primeiros passos, o entendimento do mercado, dos concorrentes e a posição da sua instituição de ensino (IE). Se você não leu o conteúdo anterior, corre lá e confere, pra seguirmos uma sequência lógica, é rapidinho!

Relembrando as etapas que estamos abordando nessa série sobre marketing educacional:

  • Qual a posição da sua instituição na internet? (confira aqui);
  • Desenvolvendo a campanha (primeiras ações);
  • Como saber se está dando certo?
  • O ensino é a sua vitrine!

Então, se você já entendeu qual a situação da sua IE no mercado, já analisou seus concorrentes e definiu seus objetivos, chegou a hora de desenvolver a campanha. Mas por onde começar? Bom, aqui eu também vou dividir em passos, pra ficar mais fácil. Ok?

Passo 1: Quem você quer atrair?

O primeiro passo de qualquer campanha de marketing, e isso não se limita às IEs, é a definição das personas. São elas que vão dizer com quem você conversará, quais pessoas receberão os seus conteúdos e quais são os alunos que você captará.

Em suma, a persona é a definição da pessoa ideal que a sua IE quer como cliente, seja ela um aluno ou um responsável, por exemplo. Essa persona deve ser completa, ela terá nome, idade, profissão, gostos, medos, dores, anseios, tudo que uma pessoa real teria. Assim, você conseguirá atraí-las através de suas dores, propor soluções a ela e, finalmente, mostrar que a sua IE é o melhor lugar para solucionar tal problema.

Esse processo, que vai da atração até a conversão, é chamado de jornada de compra. Na jornada, você produzirá diferentes tipos de conteúdos que vão atrair e engajar a sua persona. Recentemente fizemos uma série sobre jornada de compra, explicando exatamente cada etapa. Você pode conferir nos seguintes posts:

Passo 2: Planejamento é a alma do sucesso

Agora que você já sabe com quem vai se relacionar para atrair o interesse de potenciais alunos, está na hora de planejar as ações. Existem vários métodos de planejamento e, você pode planejar de forma que entenda melhor, o importante é que execute.

Na Lands, nós fazemos sempre um cronograma de conteúdos para cada campanha, envolvendo posts de blog, mídias sociais, e-mails, materiais ricos e tudo que vai ser veiculado durante este ciclo. Cada conteúdo deve ter sua persona-alvo, as palavras-chave definidas, data e canais de veiculação. Lembre-se sempre do funil de vendas, uma campanha deve ter começo, meio e fim (topo, meio e fundo de funil).

Passo 3: Mão na massa!

Tendo tudo planejado, datas definidas, é hora de testar e colocar tudo pra funcionar, afinal, planejamento sozinho não traz alunos, né?

Você encontrará em muitos lugares que “marketing é teste” e isso é uma verdade, então execute testes, veja como a campanha se comporta nos seus testes e, por fim, “manda bala”! Coloque o seu fluxo de e-mails pra rodar, agende as suas publicações e anúncios nas redes sociais e monitore cada passo da campanha, diariamente. Não deixe nada escapar, pois se tudo estiver correndo corretamente, você estará sabendo e, se algo der errado, você pode agir em tempo hábil.

Agora, já com a campanha rodando, você precisará saber dizer se ela está dando certo ou não. E esse é o tema do nosso próximo artigo, então fica ligado e acompanha o nosso blog. Deixe nos comentários as suas dúvidas. Já executou alguma campanha? Conta pra nós o que deu certo e o que deu errado, com certeza vamos trocar uma ideia muito legal!

15 de fevereiro de 2019



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