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8 de fevereiro de 2019

Marketing Educacional: o que fazer pra captar e reter alunos?

Esse post dá início a mais uma série em nosso blog. Porém, aqui falaremos de um nicho de mercado específico, Marketing Educacional. Muitos conceitos que abordaremos também servirão para outros segmentos, então fique ligado e aprenda um pouquinho mais com a gente.

Antes de começar a falar do nosso primeiro tópico, vale a pena salientar quais serão os assuntos abordados no decorrer da série. Os temas a serem discutidos são:

  • Qual a posição da sua instituição na internet? (Este conteúdo que você está lendo agora);
  • Desenvolvendo a campanha;
  • Como saber se está dando certo?

Serão quatro posts que abordarão todos os passos da sua campanha, por isso é importante que você acompanhe cada novo conteúdo, para que sua estratégia seja completa e capte uma grande quantidade de alunos. Além disso, no final traremos alguns materiais especiais para quem acompanhou a série toda. Então não perca!

Leia também:

O que é marketing educacional?

Bom, o próprio nome já é bem intuitivo, mas é interessante que eu deixe bem claro o que é e quais são os objetivos desta vertente do marketing digital. Na área educacional, os grandes objetivos das campanhas são captar e reter alunos. O primeiro talvez seja o que você mais procura, mas pode ter certeza que ambos serão igualmente necessários para a sua instituição de ensino (aqui chamaremos de IE). É verdade, novos alunos são importantes, mas se você não os mantém na sua instituição, precisará captar muito mais para manter o seu faturamento. Mas, vamos ao que interessa.

Buscando dicas para outro nicho de mercado? Veja:

O que fazer para captar e reter alunos?

Essa é realmente a “pergunta do milhão”! Respondê-la dará a impressão que todos os problemas foram solucionados. E é para isso que estamos aqui, não é mesmo?
Mas calma, vamos passo a passo para que tudo saia como o esperado e a sua campanha de marketing seja um verdadeiro sucesso.

Passo 1: Entenda a situação atual da sua instituição

O primeiro passo, em uma campanha de marketing educacional, é entender como a sua IE se encontra atualmente no meio digital. Para isso, responda a algumas perguntas:

  • A sua IE já possui um site? Ele é responsivo (se adequa a diferentes dispositivos)?
  • Em quais redes sociais a sua IE está presente?
  • A IE já produz conteúdo digital de qualidade?
  • Com qual frequência os canais recebem atualizações e novos conteúdos?
  • Como é o atendimento na sua IE?

Após ter essas perguntas respondidas, vamos ao próximo passo, pois ele dirá muito sobre o seu posicionamento digital.

Passo 2: Analise os seus concorrentes

Utilize as mesmas perguntas para analisar os seus concorrentes, compare a situação de todas as IEs analisadas (incluindo a sua) e monte um ranking (tente ser bem imparcial).

Ao finalizar as análises, qual instituição está a frente no meio digital? Se a sua não for a primeira, não se preocupe, você veio ao lugar certo! Vamos trabalhar para alcançar o topo? Se você já for a primeira, vamos manter e melhorar ainda mais esse patamar, não é?

Depois de montar o ranking de posicionamento digital da sua escola e dos concorrentes, está na hora de saber quais são os objetivos da sua IE no marketing digital, que é o próximo passo.

Passo 3: Defina os seus objetivos

Em um primeiro momento, você quer captar alunos ou retê-los?

No caso de uma escola, por exemplo, provavelmente essa resposta vai depender da época do ano que você está montando a sua estratégia. Se estiver nos dois primeiros ou nos dois últimos meses do ano, sua intenção é captar alunos. Já se estiveres entre março e outubro, provavelmente o objetivo é a retenção daqueles que já estão na IE.

Tenha todos os seus objetivo claros, pois eles nortearão as suas ações!

Passo 4: Comece a desenvolver a sua campanha

O último passo desse post é, na verdade, o tema do nosso próximo conteúdo: as primeiras ações do marketing educacional. Esse é o momento que você começa a desenhar a sua estratégia e executar as primeiras ações. Para isso, você também executará alguns passos. Perceba que toda a nossa caminhada será passo a passo, deixando tudo bem claro. Se você ficou com alguma dúvida, deixa nos comentários, tenho certeza que poderei te ajudar a tornar a sua campanha um sucesso! Até a próxima 🙂

8 de fevereiro de 2019



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