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22 de janeiro de 2019

Jornada de compra: Decisão de compra

Esse é o nosso último post sobre a Jornada de Compra do consumidor. Esse conceito do Inbound Marketing, que é responsável por fazer a conexão entre os compradores e a sua empresa, torna a estratégia de marketing muito mais precisa, de modo a “orientar” o seu consumidor, para que ele adquira o produto ou serviço que você está oferecendo.

Conhecer os processos da Jornada de Compra pode te ajudar a aumentar as vendas e, consequentemente, melhorar a sua participação no mercado. Pelo ponto de vista do consumidor, a jornada pode ajuda-lo a compreender questões sobre a aquisição de produtos e, de quebra, fideliza-lo à sua empresa.

Neste último artigo da série sobre a Jornada de Compra, falaremos sobre a quarta etapa, chamada de Decisão de compra. É nela que o consumidor, efetivamente, adquire o que você está semeando desde a primeira fase. Vamos ver como encerrar com chave de ouro?

Continue acompanhando!

Resumindo a Jornada de Compra

Vamos recapitular todo o processo da Jornada de Compra. Cada consumidor, é um potencial cliente para o seu negócio. Portanto, quando partimos dessa premissa, faz sentido que o orientemos a conhecer algo que deseja adquirir, para que ele veja que tem um problema, considere as opções para sanar este problema e, efetivamente, decida pela compra de algo que vá soluciona-lo.

Esse é o caminho que todo consumidor passa. Dividimos em quatro etapas, as determinantes para a Jornada de Compra.

Se você não conhece as etapas anteriores, sugiro que entenda-as antes da Decisão de Compra. A jornada de compra é sequencial e cada etapa precisa ser executada para que o processo funcione.

Temos um artigo completo sobre a Jornada de Compra, que você pode acessar clicando aqui. Esses conceitos são muito importantes para que a sua empresa possa crescer na internet, não deixe de conferir!

Quarta etapa da Jornada de Compra: Decisão de compra

Como o próprio nome diz, nessa fase o seu consumidor está decidido a efetuar a compra do produto ou serviço. Ele já aprendeu sobre, reconheceu ter um problema relacionado ao item e considerou suas opções de solução. Caso você tenha feito um bom trabalho de marketing digital e de conteúdo, o esperado é que o cliente efetive essa compra com você.

Nesse último estágio, você deve reforçar para o consumidor o porquê a sua empresa deve ser escolhida, mostrando seu diferencial, seus pontos fortes e sua reputação. São esses fatores que o levarão a finalizar a busca sobre mais informações e fazer a compra.

Para compreender de um modo simples e prático: seu cliente está disposto a comprar. Ele já se “decidiu” pela necessidade da compra, sendo orientado por todos os processos de sua jornada. Basta que você dê um último empurrãozinho e logo ele se fidelizará à sua empresa.

Que tipo de conteúdo é indicado para essa fase?

Na quarta e última etapa da Jornada de Compra, seu consumidor está a – literalmente – um passo de efetivar a compra. Portanto, você deve mostrar que o seu produto é o melhor para a sua decisão.

São indicados:

  • Posts comparativos, entre o seu produto e ou serviço, em relação aos concorrentes. Cuidado para não denegrir nada, nem ninguém, no processo. Apenas acentue as diferenças e mostre que o seu item é mais qualificado;
  • Conteúdos para teste;
  • Ofertas sobre consultoria e assistência técnica;
  • Itens que demostrem a qualidade e a superioridade do seu serviço.

Vale acrescentar que, nessa etapa, é fundamental que toda a sua equipe esteja em consonância com o que foi prometido. De nada adianta você investir em conteúdos para alimentar o seu lead e, no ato da compra, ele se sinta mal atendido. Por isso, invista em treinamentos e capacitações, para que o pós-venda seja tão bom quanto o pré-venda.

22 de janeiro de 2019



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