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10 de janeiro de 2019

Jornada de compra: Consideração da solução

Chegamos na terceira etapa de nossa série sobre a Jornada de Compra do consumidor, a Consideração da Solução. A título de revisão, a jornada de compra é um dos principais processos dentro do Inbound Marketing que precisa ser analisada e contemplada em sua totalidade.

A importância do entendimento da Jornada de Compra é grande. Através dela, juntamente com a equipe do marketing de conteúdo, você consegue direcionar o seu consumidor para efetivar o processo da compra, através da disponibilização de materiais que o leve a conhecer, desejar e, posteriormente, adquirir determinado produto.

Neste artigo iremos retratar a terceira fase da Jornada de Compra, conhecida como Consideração da solução. Nessa etapa, o consumidor avaliou quais as possíveis soluções para o problema encontrado na segunda fase e esse é o momento ideal para introduzir o seu produto ou serviço como a solução ideal.

Continue acompanhando!

Você se lembra o que é a Jornada de Compra?

Antes de iniciarmos a explicação sobre a terceira etapa, em si, é fundamental que você se recorde sobre o que é a Jornada de Compra. Em termos simples, ela pode ser compreendida como o processo pelo qual todos os consumidores passam, indo desde a captação do seu interesse, através do marketing de conteúdo, até a efetivação da compra de determinado item ou contratação de um serviço.

Se você quer saber mais sobre a Jornada de Compra, acesse esse artigo e descubra tudo o que precisa para conseguir captar os seus clientes com mais exatidão.

E se, por acaso, você perdeu os artigos anteriores, que falam sobre as duas primeiras etapas da Jornada de Compra, resolva isso agora mesmo. Entenda tudo sobre a primeira fase, chamada de Aprendizado e Descoberta e, para conhecer melhor a segunda etapa, chamada de Reconhecimento do Problema, leia este artigo.

Terceira etapa da Jornada de Compra: Consideração da Solução

O seu consumidor já está no auge da Jornada de Compra. Ele já foi inundado com informações sobre um determinado tema, aprendendo tudo o que há de disponível sobre ele. Também já reconheceu que existe um problema que deve ser sanado e procurou informações sobre como fazê-lo. Portanto, esse é o momento ideal de apresentar a solução para as dificuldades dele e o coloca-lo na terceira etapa da Jornada de Compra: a Consideração da Solução.

Essa etapa ainda está completamente conectada à segunda. Compreenda que o seu consumidor, após entender que existe um problema e que ele deve corrigi-lo, procurou o máximo de informações possíveis para solucionar essa questão. Porém, entre pesquisar e agir, há um espaço que merece atenção e a sua intervenção é primordial.

Assim que o seu cliente se dispõe a resolver o problema, você deve aparecer, mostrando a solução mais viável e o instigando a considerar essa solução. Por isso, quando ele estiver preparado para colocar o plano em prática, é com o seu produto ou serviço que ele irá contar.

Essa é uma etapa onde os laços se estreitam completamente. Seu consumidor passa a confiar em você e no trabalho que você oferece. É o momento de você nutrir esse entendimento dele pelo problema e apresentar as suas opções de resolução, ensinando-o a “escolher” a melhor ideia e admitir que esse é o momento ideal para investir em algo que possa sanar a sua dor.

De um modo bastante simples: nessa etapa, o consumidor passa a “considerar” qual é a melhor solução para resolver o problema que descobriu. Sendo assim, está disposto a investir em algum produto e/ou serviço. Mantenha-o próximo e você vai fazer a sua oferta em breve.

Que tipo de conteúdo é indicado para essa fase?

Na terceira etapa da Jornada de Compra, o consumidor está procurando as melhores opções de investimento. Portanto, você deve ensiná-lo sobre como o produto ou serviço será fundamental no seu diagnóstico.

São indicados:

  • E-mail marketing direcionado, com conteúdo didático contendo as informações relevantes sobre a possível solução a ser considerada;
  • Ferramentas e softwares, que são voltados para a especificidade do seu cliente;
  • Consultorias.

Lembre-se de que, nessa etapa, onde o consumidor está considerando as suas opções, você deve se mostrar de modo diferenciado, apoiando e orientando suas decisões. Além disso, é fundamental que ele se sinta especial, como se você estivesse dedicado somente a ele.

10 de janeiro de 2019



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