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2 de janeiro de 2019

Jornada de compra: Aprendizado e descoberta

Se você já teve com o Inbound Marketing, deve ter ouvido falar sobre a Jornada de Compra. Essa área do marketing faz a conexão entre os tomadores de decisão e as etapas que permeiam a efetiva jornada de compra de um consumidor.

Baseado nesse modelo integrador, desenvolveu-se uma teoria que tem o objetivo de manter sempre os leads interessados nos assuntos tratados. O ideal é que eles sejam captados logo no primeiro dia da da jornada e se mantenham conectados até o último momento, que é quando há a efetivação do contrato.

Faremos uma série de posts sobre a Jornada de Compra, dando ênfase em cada uma de suas etapas. As peculiaridades de cada uma serão consideradas, de modo a colaborar para que você consiga sistematizar o seu projeto de vendas, baseado no momento em que o seu consumidor se encontra.

Para iniciar, começaremos com a primeira etapa, que é o Aprendizado e Descoberta sobre a necessidade de adquirir um produto ou serviço. Mas, antes de iniciarmos as explicações sobre essa fase, é preciso compreender o que é, efetivamente, a Jornada de Compra.

Continue lendo!

O que é a Jornada de Compra?

Todo cliente, quando pretende comprar qualquer produto ou adquirir um serviço, passa por 4 etapas distintas, que irão nortear o seu objetivo. Essa caminhada é chamada de Jornada de Compra. Teóricos do marketing, em específico do Inbound Marketing, definem que a Jornada de Compra é todo o processo envolvendo um cliente potencial (chamado de lead), até a aquisição do produto efetivo.

No meio de toda essa jornada, uma série de estratégias podem ser utilizadas, para estimular o consumidor a comprar determinado produto de determinada empresa. Essa é a atuação do Inbound Marketing: definir a caminhada e orientar que o cliente a siga.

Essa ferramenta utilizada pelo marketing digital, visa otimizar a relação entre tempo e custos x aquisição de clientes. Ou seja: de que forma é possível conquistas mais clientes, gastando menos tempo e dinheiro. Para isso, cada uma das etapas de compra possui uma metodologia aplicada, com construção de conteúdos diferenciadas.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a jornada de compra em si, corre nesse post do nosso blog e confere o conteúdo completo. Agora, vamos nos ater um pouco mais na primeira das fases.

Primeira etapa da Jornada de Compra: Aprendizado e Descoberta

Como o próprio nome diz, essa etapa é aquela onde o consumidor terá contato com o produto e aprenderá mais sobre ele. Essa fase consiste em levar o seu cliente a “descobrir” que ele possui um problema e que ele deve resolvê-lo (através da compra de algo).

Para tanto, ele precisa que o seu interesse seja despertado por um insight estrategicamente planejado. Através de conteúdos que tenham o intuito de responder perguntas sobre determinado produto, ele se sentirá instigado a conhecer mais e, no final, chegar à conclusão de que precisa adquiri-lo.

Normalmente isso é feito através de conteúdos de perguntas e respostas, que atuam como desafios para o público-alvo a que se destinam. Por exemplo: 15 coisas que você não sabia sobre o produto X. Isso irá despertar seu interesse para saber essas 15 coisas e, efetivamente, você conquistou a atenção do seu possível consumidor.

É a questão do Aprendizado ou Descoberta: ele “descobre” mais sobre o produto ou serviço, “aprendendo” sobre ele. Nas próximas etapas, você tende a fazê-lo acreditar que realmente precisa desse item.

Que tipo de conteúdo é indicado para essa fase?

O ideal é que os conteúdos tenham cunho de curiosidade, levando o consumidor a clicar no post e aprender mais sobre aquele produto. As informações devem aparecer de maneira simples e direta, respondendo as questões que o cliente ainda nem imagina.

São indicados:

  • Conteúdos atrativos que apresentem “descobertas” sobre os itens;
  • Listas;
  • Pesquisas embasadas, que mostrem a utilização real e taxa de aprovação.

O importante é que sejam materiais que justifiquem o motivo de utilizar o produto e/ou serviço e resolvam questões.

Acompanhe o nosso blog e confira as próximas etapas, para que você possa montar uma estratégia completa para a sua empresa e conquistar muito mais clientes!

2 de janeiro de 2019



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