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29 de novembro de 2018

Inbound e Outbound Marketing, opostos ou complementares

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Com o crescimento da internet e das mídias sociais, é comum ouvir falar que as estratégias tradicionais de marketing, que visam a venda do produto em primeiro plano (Outbound) estão ultrapassadas. Também ouve-se que a onda do momento é fazer o cliente se interessar por conteúdos antes de oferecer produtos (Inbound). Mas será que tudo isso é verdade?
As diferenças entre o Inbound e o Outbound Marketing são grandes e visíveis. Por vezes, ambos são colocados em lados opostos, como se fossem concorrentes, mas nem sempre as coisas caminham desta forma. Inbound e Outbound trabalham de forma paralela e, em algum momento, se unem com um único objetivo: vender mais!
O Inbound Marketing é encarado como a inovação do marketing, com o intuito de levar conteúdo de qualidade para o cliente. A ideia de atrair visitantes e nutri-los de forma gradativa até chegar o momento da venda é a grande sacada do inbound. Mas este é um método que não apresenta resultados imediatos, portanto, empresas que estão começando ou que precisam de lucratividade rápida podem encontrar problemas.
Já o Outbound Marketing trata de formas um pouco mais diretas de vender, executando formas de contato mais diretas com o cliente, na mão contrária do Inbound. Enquanto o Outbound busca os clientes por meio de e-mails e ligações, o Inbound faz com que o cliente busque a empresa e os produtos. O grande diferencial do Outbound é o curto prazo, pois este método apresenta resultados mais rápidos, porém, menos duradouros.
Analisando as características dos dois métodos, você pode interpretar de várias formas e essa interpretação vai depender do estado atual da sua empresa. Se você busca resultados imediatos, pode pensar que o Outbound é o ideal, deixando o Inbound “pra depois”, o que pode ser um erro grave. Já se a sua é fortalecimento prolongado da sua marca, posicionamento de mercado e um crescimento duradouro a longo prazo, o Inbound se faz muito útil. Agora você me pergunta: “É possível utilizar os dois métodos em conjunto?”. A resposata é sim! Inbound e Outbound podem trabalhar juntos no Allbound.
O Allbound é uma união do Inbound e do Outbound, que se complementam para alcançar o cliente de várias formas. Você pode iniciar a prospecção de leads com meios de Outbound, como e-mail marketing, apenas para conseguir contatos e iniciar o processo de venda, seguido de interações com as redes sociais e com a geração de conteúdo útil, despertando certo interesse no cliente. O processo de Allbound, assim como os outros dois, funciona como uma espécie de funil em “V”, conforme a imagem abaixo.
Na sua empresa, as estratégias utilizadas são de Inbound ou Outbound? Conta aí nos comentários qual a sua experiência com esses métodos e o que deu certo e errado nas suas ações. Vai que as suas dificuldades podem ser solucionadas com a nossa ajuda.
29 de novembro de 2018



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