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Guia de marketing para universidades

No artigo de hoje vamos conversar um pouco sobre marketing para as universidades. Não estamos falando dos cursos de marketing, mas sim da utilização do marketing para alavancar as matrículas da sua instituição. Será você está utilizando as melhores ferramentas de marketing para atrair novos alunos e fazer com que eles permaneçam e se graduem?

Você precisa ter em mente o que deseja, para então, trabalhar com as ações corretas de marketing, alcançar o sucesso e conseguir retorno do investimento feito. Vamos trazer até você um guia de marketing para as universidades com cinco ações que com certeza irão trazer o retorno que você deseja. Nos acompanhe!

1ª Dica: Desenvolver e utilizar as personas

Primeira dica importante, é ficar atento às características dos alunos que frequentam a sua universidade. Geralmente, as faculdades têm como principal foco os jovens recém-saídos do ensino médio. porém, fique atento, pois atualmente, pessoas mais velhas estão voltando ou iniciando um curso superior.

Para entender melhor as personas, leia: O que são e para que servem as personas

Dessa forma, você deve saber qual tipo de público pretende atingir para usar essas personas em suas estratégias de marketing. Outra informação importante, é o tipo de linguagem falada pelos seus alunos. Cada geração traz consigo um dialeto diferente e para conquista-los, nada melhor do que falar a língua deles.

2ª Dica: Coletar, mensurar e utilizar dados

Coletar, mensurar e utilizar dados com inteligência, para servir de base na estratégia e para tomar as melhores decisões para a realização do marketing em qualquer ramo, é chamado de Business Intelligence, ou só BI (leia-se “biai”).

A coleta de dados que podem inferir sobre estratégias de marketing é muito importante para o sucesso ou fracasso de uma ação de marketing. Portanto, coletar, mensurar e fazer uma analise criteriosa dos desses dados dos alunos das instituições e sobre o público que sua instituição pretende atingir é algo fundamental e que deve ser realizado corretamente.

3ª Dica: Presença nas redes sociais

Se o seu público é, principalmente, aquele que jovens recém-saídos do ensino médio, já passou da hora da sua instituição entrar no mundo deles, as redes sociais. Para isso, é fundamental que sua instituição saiba quais redes sociais são mais utilizadas pela atual geração, para então pensar em estratégias de marketing para atingir esse público.

As estratégias podem ser a divulgação de conteúdos relevantes, informações sobre cursos, mercado de trabalho, entre outros.

Leia também: Os 20 maiores erros de marketing nas redes sociais

Dica 4: Qual conteúdo é relevante?

É interessante que a instituição produza conteúdos como vídeos, textos ou animações e disponibilize em seus meios de comunicação. Essa estratégia de marketing tem sido muito utilizada nos meios digitais. O principal objetivo é e alcançar e conquistar o público que deseja.

A produção e disponibilização de conteúdos nos meios digitais permite às instituições universitárias mostrar o que tem a oferecer a seus futuros alunos. Ou seja, o principal objetivo é mostrar a seu público o que ele precisa consumir (os cursos), no momento em que ele precisa.

Dica 5. Abertura de canais de comunicação

Seu futuro aluno tem que conseguir se comunicar de forma fácil e rápida com a sua futura faculdade. Não adianta ele querer uma informação e só obtê-la dias depois. Com a era tecnológica, os jovens de hoje precisam solucionar seus questionamentos rapidamente, senão perdem logo o interesse e buscam outros que prestem o mesmo serviço.

Ter uma página em uma rede social que facilite a comunicação aluno-faculdade é imprescindível, além disso, outras ferramentas como e-mail, chat online e WhatsApp são válidas. Caso seja necessário, contrate funcionários que coordenem a área de comunicação de sua instituição, ou então, existem alguns robôs que respondem mensagem prontas instantaneamente, facilitando e agilizando o primeiro contato do aluno com a faculdade.

Sobre atendimento online, leia: Chat oferta proximidade aos clientes

Pense nisso, nenhuma instituição quer ser conhecida pela lentidão em seus serviços de comunicação com o cliente. Esperamos ter ajudado a sua instituição com os primeiros passos para a realização de ações de marketing. Utilize nossas dicas! Depois nos conte como foi, vamos adorar saber!




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