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Guia de Marketing para escolas

O Marketing para as escolas, faculdades, cursos de idiomas, entre outros, tem se tornado cada vez mais relevante, com o objetivo de fazer com que essas instituições se destaquem em suas modalidades, nesse mercado que está cada vez mais concorrido.

O Marketing para escolas visa aprimorar a divulgação de cursos, infraestrutura e as metodologias aplicadas no intuito de atrair mais alunos. Além de melhorar o posicionamento da marca da instituição no mercado. Nesse artigo, vamos trazer até você um guia de Marketing para as escolas, com dicas e pontos que merecem atenção para promover a sua escola e fazer com que ela obtenha crescimento nesse ramo.

Vamos entender como o Marketing digital acontece?

Qual é o seu público-alvo?

Primeiro, você deve definir qual é o seu público-alvo para, a partir daí, lançar uma estratégia de marketing. Se sua escola atende alunos de ensino fundamental e médio, seu público-alvo são os pais desses alunos. Já em uma faculdade, seu público-alvo são os próprios estudantes, aspirantes à universitários e acadêmicos.

Porém, em uma faculdade, você tem um grupo heterogêneo de alunos. Tem aqueles que acabaram de sair do ensino médio e que ainda dependem dos proventos dos pais e, também aqueles alunos que são mais velhos e já tem alguma independência financeira. A diversidade de público também atinge as escolas de ensino básico. Você pode encontrar pais que se preocupam com a estrutura que a escola oferece e pais que se preocupam com o Projeto Político Pedagógico, entre outras diversidades.

Seguindo esses perfis de público, o marketing educacional deve escolher o seu público-alvo e trabalhar com ações direcionadas.

O que sua escola oferece?

Você deve estar atento às potencialidades da sua escola. Por exemplo, para uma escola de ensino médio, existem alunos que irão prestar vestibular para área de exatas e outros para a área de humanas. Sua escola pode oferecer ensino de qualidade para esses dois perfis de estudante?

Se você tem uma escola de idiomas, existem alunos que nunca tiveram contato com uma determinada língua e outros que procuram proficiência e já têm conhecimento sobre a língua. Sua escola pode atender a esses dois públicos?

Isso precisa ficar claro nas ações de marketing educacional. Apontando qualificações para atrair determinados públicos.

Crie personagens que representam os alunos.

As ações de marketing educacional costumam criar personagens que representam, de certa forma, os alunos que a instituição educacional procura.

Geralmente, essas personagens apresentam características baseadas nos alunos que a escola já tem. Assim, esses personagens podem representar alunos de acordo com perfil demográfico da escola; com a idade dos alunos que a escola acolhe; com a área de conhecimento, se é uma escola de idiomas, pode-se colocar pessoas com perfis dos países que falam tal língua, entre outros.

Essas personagens são chamadas de personas! Você pode entender um pouco mais sobre elas aqui.

Utilize depoimento dos próprios alunos da instituição.

Uma dica muita útil no marketing educacional é utilizar depoimentos dos próprios alunos e ex-alunos da instituição. Para educação básica, a escola pode convidar alunos que passaram em vestibular para discursarem sobre como a escola foi importante para que tal objetivo fosse conquistado.

Caso seja uma faculdade, o marketing educacional pode valer-se de depoimentos de ex-alunos que já estão exercendo funções para as quais os mesmos se formaram. Em cursos de idiomas, a escola pode utilizar depoimentos de alunos que viajaram para o exterior e, que graças ao que aprenderam nessa escola, conseguiram se comunicar com os habitantes daquele país.

Você pode conhecer o marketing para instituições de ensino de forma prática, conhecendo o caso de sucesso do EAD Positivo na cidade de Lages.

Invista no ensino e estrutura de qualidade

Não adianta investir em marketing educacional se sua escola não oferece o que propaga. Portanto, sempre invista no ensino e estrutura de qualidade para seus alunos. Com uma boa propaganda, sua escola pode até conseguir novos alunos, mas se com o tempo estes perceberem que a escola não oferece tudo o que dizia, é muito provável saiam da escola e procurem outra que atenda a suas expectativas.

O marketing educacional é de extrema importância para destacar a sua escola. Invista, você terá retornos!




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