leia nossos conteúdos e tenha muito mais

conhecimento

conhecimento

É possível fazer marketing para supermercados?

"

O marketing é, sem dúvidas, uma das melhores formas de atrair clientes para o seu negócio. No caso do marketing para supermercados, as técnicas divergem um pouco de outros negócios, mas ainda assim existem vários métodos disponíveis.

Além disso, pode-se dizer que a maior parte dos grandes supermercados é organizada através de estratégias de marketing que aumentem o número de clientes que acessam a loja, ou a quantidade de produtos a serem comprados.

É por isso que conhecer e aplicar o marketing para supermercados é uma medida que deve ser tomada imediatamente. Sendo assim, selecionamos algumas dicas: confira a seguir.

Baixe o preço dos produtos mais vendidos

Há alguns produtos que sempre apresentam vendas maiores que outros, tal como os itens básicos de casa.

Ao baixar o preço desse setor em relação à concorrência, o estabelecimento acaba apresentando aos clientes uma imagem de que todos os produtos serão mais baratos ali.

Desse modo, a prática faz com que o proprietário lucre em quantidade e no valor compensado pelos produtos restantes, afinal, os clientes dificilmente saem da loja apenas com aquilo que vieram em mente.

Aproveite datas comemorativas

As datas comemorativas podem até fazer parte de uma tradição cultural. No entanto, boa parte delas foi criada ou é utilizada com a finalidade de estimular o mercado.

Por isso, o marketing de supermercados também envolve o máximo aproveitamento de datas comemorativas, que se resume à aplicação de campanhas e promoções adequadas para o momento.

Pense nos produtos que as pessoas comprariam para o dia das mães, por exemplo flores ou chocolates. Desse modo, colocar esse tipo de produto em promoção faz com que o fluxo de clientes em seu supermercado aumente nessa data.

Invista nas redes sociais

No contexto atual, pode-se dizer que uma parcela bastante significativa da população possui acesso à internet e, consequentemente, às redes sociais. Por isso, investir em marketing para supermercados nesses ambientes é uma alternativa muito eficiente.

Leia também:

Apresentar sua marca de maneira adequada nas redes sociais acaba transmitindo aos clientes a sensação de que se trata de um supermercado moderno e completo, já que foge um pouco dos métodos tradicionais.

Organize os produtos estrategicamente

Pense em uma experiência dentro de um supermercado: certamente, não lembraremos de todos os produtos disponíveis lá, mas alguns deles quase sempre acabam chamando maior atenção.

Em geral, a localização desses produtos na prateleira está na altura dos olhos. Por isso, uma estratégia inteligente é manter os itens mais caros nessa região, visto que costumam oferecer lucros maiores ao estabelecimento.

Apesar de o produto ser um dos itens mais importantes do seu supermercado, lembre-se que o grande responsável pelo seu sucesso é o cliente. Saiba um pouco mais sobre Miopia de Marketing.

Mantenha um ambiente agradável

Existem inúmeros fatores a serem trabalhados para garantir que seu supermercado seja um lugar agradável. É importante trabalhar não apenas com as primeiras impressões, mas sim com a vivência como um todo.

Um detalhe importante é manter o ambiente sempre limpo. A ampla circulação de pessoas acaba fazendo com que o piso fique facilmente sujo, bem como o próprio tempo pode fazer com que as embalagens fiquem empoeiradas.

Além disso, alguns detalhes como a iluminação e a música de fundo podem instigar a compra de mais produtos pelos clientes. O ideal é que haja boa luminosidade no ambiente e as músicas sejam lentas e tranquilas.

Valorize o marketing visual

O marketing visual é um campo bastante amplo, indo desde folhetos promocionais até a instalação de outdoors.

Ao retratar o marketing para supermercados, a distribuição de encartes é bastante comum, no entanto, há outras técnicas que podem e devem ser empregadas.

Um ótimo exemplo disso é preencher paredes e regiões vazias do supermercado com banners e cartazes que estimulem a compra de determinado produto, já que não existem motivos para não utilizar esses espaços.

Acompanhe o que está dando certo

Um bom exemplo de marketing para supermercados é o da Rede de Supermercados Kellermann que possui um trabalho estratégico de SEO e grande força nas redes sociais com o seu público na sua região de abrangência. Acompanhar outros estabelecimentos que trabalham com marketing é bem importante para entender um pouco mais do comportamento do público e encontrar inspiração para possíveis ações dentro da(s) sua(s) loja(s).

Todas as dicas dadas são muito importantes para melhorar a visibilidade do seu supermercado no mercado. Mas lembre-se, de nada adianta investir em marketing e não ter um bom atendimento dentro do seu estabelecimento. Valorize o seu cliente nos contatos mais próximos, dê prioridade para isso e boas vendas!




Deseja receber dicas e

novidades imperdíveis?