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Lucas Schwantes
3 de setembro de 2018
Categorias Dicas, Youtube

Marketing Digital no Youtube: vale investir?

O Youtube é uma das principais plataformas de conteúdo na internet, é possível ver nos números o alcance e o total potencial que oferece. A verdade é que todo mundo usa o Youtube, inclusive sua clientela e, provavelmente, os seus possíveis clientes.

Vamos aos fatos…

Mais de um bilhão de usuários ativos

O Youtube cresceu para se tornar uma das principais mídias na internet. Unir o compartilhamento e a interação social a conteúdo de, praticamente, infinitos assuntos, fez da plataforma a favorita para quem busca entretenimento na rede.

Segundo maior mecanismo de busca

Um dos maiores mecanismos de busca na internet, ficando apenas atrás do Google. As pessoas pesquisam no Youtube: para ver o trailer de um filme, curiosidades de um artista famoso, review de produtos e video aulas sobre vários temas. Graças a sua diversidade, se tornou uma das principais fontes de conteúdo e informação, sendo atualmente o terceiro site mais acessado no mundo.

Mais de 300 horas de vídeo são adicionadas por minuto

Para alimentar toda a base de usuários é preciso de conteúdo e é produzido MUITO conteúdo, porém boa parte dele não possui muito valor agregado e é de baixa qualidade. Qualquer um pode postar na plataforma, não existem filtros nem requisitos para o material a ser postado.

Então, o Youtube é para mim?

Depende. É preciso fazer uma análise do seu público. Eles estão pesquisando sobre o seu negócio no Youtube? Se sim, você pode conseguir algum retorno com a plataforma! Mas tenha em mente: o retorno sobre o investimento provavelmente vai ser bem inferior ao retorno em outras plataformas. O público é bastante volátil e imprevisível, não existe fórmula secreta (não vale usar Amoeba ou Nutella).

O quê produzir para o meu canal?

Como vimos, a plataforma é inundada de conteúdo, com novos vídeos sendo produzidos a todo instante. Então, como se destacar? Existem alguns princípios básicos que você deveria seguir para construir um público fiel, expor, melhorar a imagem da sua marca e criar autoridade no mercado, são eles: qualidade, originalidade e relevância. Seguindo estes três prolegômenos você consegue criar conteúdo com a sua marca mas, vale destacar, você não vai conseguir resultados expressivos com apenas um vídeo bem feito. É preciso manter a qualidade e criar uma rotina constante de conteúdos, caso contrário o próprio Youtube pode prejudicar sua visibilidade.

Temos abaixo dois tipos de vídeos que são bem comuns, mas garantem um melhor retorno e conseguem implementar facilmente os três princípios:

Explique o seu negócio e mostre seus métodos

Mostrar aos seus clientes os produtos que você oferece é uma ótima forma de criar conteúdo que converte. Eles podem migrar de outras mídias, como o blog e consumirem os vídeos para saber o quê o seu negócio oferece, quando buscam por novidades ou mais informações sobre. Além disso, outro assunto de grande interesse do público é saber como os seus produtos ou serviços são criados e executados. Isso mostra autoridade e é a sua chance de mostrar o porque o seu negócio é diferente da concorrência.

Faça tutoriais e vídeos de como fazer

O Youtube é o principal lugar onde as pessoas recorrem para aprender algo e é inerente ao ser humano sentir prazer em aprender algo novo. Aglutinar informação e conteúdos num vídeo de alguns minutos é perfeito para agradar boa parte do seu público. Com vídeos tutoriais, você também cria autoridade e um sentimento de agradecimento por parte de seus clientes (isso se o conteúdo for de qualidade e relevante é claro).

Lucas Schwantes
3 de setembro de 2018
Categorias Dicas, Youtube



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