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Marketing no Instagram: Guia rápido

Marketing no Instagram

Com grande crescimento nos últimos anos, o Marketing no Instagram se mostra muito importante para grande parte dos nichos de mercado. Sendo a rede social mais apreciada pelos brasileiros, o aplicativo de compartilhamento de fotos é alvo de grandes campanhas e altos investimento no mundo do marketing, você sabe como investir?

História do Instagram

Em outubro de 2010, um aplicativo com ícone de uma câmera Polaroid, invadia as telas dos celulares, era lançado o Instagram. A finalidade inicial era somente compartilhar fotos e vídeos com amigos e após isso editar nos filtros disponíveis (o que era também uma novidade no mercado).

Em 2012 o Facebook anunciou a compra do Instagram. Porém, o aplicativo só decolou fortemente em 2017, onde ultrapassou a marca de 700 milhões de usuários em todo o mundo. Confira a matéria sobre a compra aqui.

O que é o Instagram Ads?

Desde 2015 o Instagram passou a liberar que posts fossem patrocinados nos formatos de vídeos e fotos, isto é, você pode patrocinar a marca da sua empresa para que ela apareça com mais intensidade na timeline dos internautas.

Estatísticas do Instagram para o seu negócio

Algumas dúvidas podem surgir sobre o Instagram em relação às outras redes sociais. A seguir, temos alguns dado sobre o Instagram e porque ele é uma das maiores redes sociais do mundo:

  1. 70% das empresas estão no Instagram: comparado à maior rede social profissional, Linkedin, que tem apenas 57%, é um número bem alto. Este é um dos principais fatores para a sua impresa investir em marketing no Instagram.
  2. Posts com localização geram maior envolvimento: Pelo menos é o que mostra o relatório de resultados do Instagram, que traz a informação referente a um aumento de 79% no engajamento de publicações com localização.
  3. Dias úteis geram mais interação dos usuários: Os melhores horários são às 2h, 8h e 17h. Uma explicação possível é de que às 2h você atinge quem ainda está acordado, às 8h quem está a caminho do trabalho ou da aula e às 17h quem está voltando para casa.
  4. O Instagram Stories tem 250 milhões de usuários ativos: Como é de se imaginar, a iniciativa foi um sucesso e hoje mais de 400 milhões de usuários usam o recurso diariamente. Se a sua empresa ainda não pensou em colocar o story na lista de estratégias, faça isso agora mesmo!
  5. Recentemente, foi liberada uma nova funcionalidade, o IGTV, como forma de comemoração do 1 bilhão de usuários ativos na rede social. Esta nova funcionalidade já está sendo bastante utilizada e já é alvo de ações de marketing no instagram.

O Marketing no Instagram serve para o meu negócio?

A primeira pergunta que você deve-se fazer é: a minha persona, está no Instagram? Será que ela fala da minha empresa, do meu produto ou do meu serviço no Instagram? (Não sabe o que é persona? Corre aqui que dá tempo!)

De acordo com uma pesquisa feita pelo próprio Instagram, se você possui uma empresa do ramo de: moda, beleza ou comida e não está na rede social, você já está perdendo tempo e dinheiro, pois esses são os assuntos mais comentados em qualquer horário.

Se seu ramo de negócio não se encaixa em nenhum desses, você deve estudar como é o comportamento do seu consumidor, entendendo para que finalidade ele usa essa rede social.