leia nossos conteúdos e tenha muito mais

conhecimento

conhecimento

Como utilizar a copa a favor da sua empresa?

Taça da Copa do Mundo

A copa do mundo pode ser uma excelente alavanca para o seu site ou seu blog. No entanto, existem algumas regras ditadas pela Fifa na hora de utilizar os nomes exclusivos da empresa em publicidades ou até mesmo em sorteios (entenda melhor neste post). Neste artigo comentaremos formas alternativas, mas não ilegais, de trabalhar com a copa do mundo e usá-la a favor do seu blog, bem como explicitar o que é ilegal e legal aos olhos da Fifa.

Posso usar o nome da Fifa?

Essa é a primeira pergunta a ser respondida e, infelizmente, a resposta é: depende. É possível usar o nome da Fifa ou qualquer derivado dela, contudo, seu uso precisa ser estrito. Caso você não seja patrocinador da Fifa, o único caso que as palavras relacionadas à copa podem ser usadas é na redação jornalística. Toda e qualquer outra produção de conteúdo que use o nome da Fifa ou da Copa do Mundo para fazer publicidade, promoções ou qualquer tipo de ação desse cunho pode dar multa para a empresa que o fez.

Caso você seja patrocinador Fifa, que é o caso de muitas empresas que fazem publicidade, o uso da palavra Fifa e derivadas como Copa do Mundo é de uso liberado.

Sou patrocinador e gostaria de utilizar a copa em favor da minha empresa

Se você patrocina a Fifa, então você consta na lista branca de quem pode utilizar a Copa do Mundo para alavancar sua empresa. Neste caso, comentaremos as formas mais conhecidas de alavancar sua empresa na copa.

Fazer promoções

A forma mais comum de alavancar sua empresa é sortear algo relacionado ao esporte, comentando que a empresa é patrocinadora oficial Fifa. É necessário fazer postagens nas redes sociais e pedir que os participantes das promoções façam algo para divulgar a página da sua empresa. Para aumentar a credibilidade dos participantes, é interessante mostrar logos da Fifa e símbolos que remetem à Copa do Mundo. A partir daqui, o retorno vindo dessa promoção será, com certeza, valioso.

Vender produtos da Copa

Sendo um patrocinador da Fifa, sua empresa pode vender os produtos oficiais, o que pode atrair colecionadores de artigos futebolísticos ou até mesmo praticantes de outros esportes que admiram a copa mundial de futebol. É comum que a clientela aumente consideravelmente depois da divulgação dos produtos oficiais.

Venda figurinhas da Copa para atrair clientes

Pode parecer bobo, até ridículo, mas vender figurinhas da copa atrai desde as crianças até os mais velhos que colecionam figurinhas e estão afim de completar seus álbuns. Em busca de novas figurinhas, os assíduos do futebol encontrarão sua empresa e logo ela se tornará o centro dos compradores de figurinhas para o álbum da copa.

O mais interessante não é o lucro por trás das figurinhas, mas sim a quantidade de novos clientes que você conseguirá ao vender esse tipo de produto. Os mais velhos, que costumam guardar relíquias do futebol, serão atraídos para a sua empresa.

Faça bolões de partidas

Oferecer produtos ou promoções a partir de bolões é ainda mais interessante. Quem tira seu tempo para apostar dinheiro em um bolão pode acabar parando na sua empresa e ficando por mais tempo, virando seu cliente. Além de ser um pequeno investimento, os bolões de partidas e de vencedores da copa podem alavancar sua clientela.

Não sou patrocinador, como posso utilizar a copa ao meu favor?

É um pouco desesperador pensar que não se pode usar nem o nome da copa e poucas referências para fazer publicidade e promover seu produto.

No entanto, utilizar algumas formas, cores e termos que não se direcionam à Copa do Mundo pode ser fácil e ainda assim estar dentro da legalidade. Nas suas postagens, você pode substituir ‘copa’ por ‘jogos’, ou torneio e até mesmo campeonato.

Além disso, nas suas publicidades, você pode utilizar roupas verde e amarelo para simbolizar o Brasil, desde que a CBF não seja citada e nem apareça nessas imagens. A ideia é abrir a interpretação ao público e não utilizar os termos privados pela Fifa durante suas publicidades.

Todas essas alternativas são válidas e não podem ser descartadas se você quiser utilizar a copa ao seu favor. Trocar os termos é algo simples e que faz com que o cliente compreenda, ainda que de forma indireta, que sua empresa está se referindo aos jogos da copa, por exemplo.

Em suma, alguns dos meios de alavancar sua empresa com a copa sem infringir direitos autorais da Fifa são esses. Vale destacar que eles precisam ser testados e variam, sem dúvidas, de empresa para empresa, o que pode dificultar o crescimento em algumas, mas disparar em outras. A Copa está rolando, você precisa ir testar essas técnicas!




Deseja receber dicas e

novidades imperdíveis?