Blog

Acompanhe a Lands Agência Web

O que são e para que servem as personas?

Personas

 

Quando falamos em marketing digital, muito se fala sobre as personas. Quem trabalha nessa área sempre ouve falar sobre o conceito de personas e logo relaciona com o termo “público-alvo”. É claro que os dois conceitos têm relação, mas o conceito de persona tem uma especificidade muito maior que o termo público-alvo.

Quem tem uma empresa ou um site precisa saber quem são seus clientes, ou melhor, seu público-alvo, mas isso não é o suficiente para compreendê-lo, pois é algo muito geral. É nesse momento que o termo persona entra: a persona é, a grosso modo, uma pessoa fictícia e um possível cliente da sua empresa. Falaremos neste artigo o que significa persona, qual a diferença da persona para o público-alvo, qual a importância nas vendas do seu produto ou nos acessos do seu site e para que ela serve especificamente..

O que é uma persona?

Uma persona é um personagem fictício do seu cliente. Baseada em dados demográficos dos possíveis comportamentos dos seus clientes, você cria personas, que são basicamente personagens, para fazer um texto específico e atingir elas. Dentro das personas, você define quais são as características gerais, como história, emprego e idade e critérios mais específicos como motivação, preocupação, o que deseja, metas de vida e por aí vai.

A criação dessa personagem pode ser feita rapidamente pela análise do seu público-alvo através de ferramentas como Google Analytics ou pesquisas feitas com os clientes. Analisando uma média de comportamento ou características, é possível definir uma persona que será usada como base para textos e atrair novos clientes que têm características parecidas. Você pode pensar que o canal de divulgação é a vara de pesca, seu texto ou produto é a isca, o cliente é o peixe e a persona é “o peixe ideal”.

A persona é, então, uma personagem criado como guia para você criar textos e produtos direcionados a ele a fim de obter um maior número de clientes semelhantes a ela.

Como definir a persona do meu produto?

Para definir a persona, é necessário entender o cliente alvo e o público que ele faz parte. Depois disso, basta realizar algumas perguntas para si e respondê-las que então você terá uma persona criada.

Antes de realizar essas perguntas, você precisa de dados para analisar como formulários de pesquisa de mercado ou dados de acesso no seu site, por exemplo. A partir dessa análise de dados você responderá algumas perguntas que auxiliarão você no processo de criar sua persona.

Algumas perguntas que servem como base são:

  1. Quais são as características, em média, do meu cliente?
  2. Qual assunto ele se interessaria para ser atraído para meu produto/site?
  3. Quais os desafios e obstáculos presentes na vida dele? Meu produto ajudará em algum ponto?
  4. Qual o nível de formação dele?
  5. O que ele faz nas horas vagas?
  6. O que ele faz profissionalmente?
  7. Qual seria o sonho dele?

Para que serve uma persona?

Citamos brevemente aqui a função principal de uma persona: atrair certos perfis do público-alvo para o seu produto ou site. A persona é uma personagem usada como guia para produzir um conteúdo ou produto. Ela serve para você direcionar sua produção a determinado tipo de pessoa e atingí-la para que vire seu cliente ou acesse seu site com determinado fim.

O uso da persona para atrair clientes se mostra muito eficiente na prática. Quando você produz um texto, por exemplo, ressaltando certos comportamentos presentes na vida da maior parte dos seus clientes, você atrai clientes semelhantes, sem necessidade de readequar certo conteúdo.

Além disso, os clientes poderão atrair outros que têm personalidades semelhantes.

Em suma, a persona é um personagem fictício que serve de modelo para a produção de conteúdo ou de produtos. A função dela é direcionar seu conteúdo a fim de conseguir mais clientes e, consequentemente, ter mais consumidores de determinada personalidade. Para finalizar, ela ainda auxilia na hora de realizar uma pesquisa mais profunda sobre os clientes e os interesses que os trouxeram ao uso do seu produto ou acesso do seu site.