leia nossos conteúdos e tenha muito mais

conhecimento

conhecimento

Microsoft cria inteligência artificial para estimular acessibilidade

Pensando na possibilidade de que as novas tecnologias sejam incorporadas como soluções na sociedade a Microsoft desenvolveu o programa Al for Accessibilitty, que visa incentivar empresas que criam melhorias para pessoas com deficiência.

A ideia é investir US$ 25 milhões, equivalente a R$ 90 milhões nos próximos cinco anos para propostas que visam ao bem social. A ajuda da empresa será em investimentos, doações e assistência especializada.

Por que acessibilidade?

Atualmente há mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Embora a tecnologia tenha evoluído, e existam ferramentas que podem auxiliar a rotina dessas pessoas, ainda falta muito para de fato, inseri-los na sociedade com mais autonomia.

O diretor jurídico e presidente da Microsoft, Brad Smith, escreveu em post de seu blog. “Em todo o mundo, apenas uma em cada dez pessoas com deficiência tem acesso à tecnologias e produtos assistenciais. Ao tornar as soluções de inteligência artificial amplamente disponíveis, acreditamos que a tecnologia possa ter um grande impacto sobre essa comunidade”.

Como funcionará o programa?

O Al for Accessibility tem como objetivo acelerar o desenvolvimento da tecnologia para promoção de empregos, conexão humana e melhoria no cotidiano de quem possui alguma deficiência. Então, desenvolvedores que estão fazendo aplicativos voltados para essas questões podem ser beneficiados.

Alguns produtos tecnológicos já estão no mercado. É o caso do Seeing AI, o aplicativo permite a narração do que o telefone esta vendo. Outro serviço já disponível é o Hepicto, que ajuda pessoas com autismo.

Além do investimento financeiro, a Microsoft fez algumas melhorias nas suas ferramentas para promover a acessibilidade. Um exemplo é abertura do Azure IOT Edge Runtime, que dará aos desenvolvedores ainda mais controle sobre como seus dispositivos podem se conectar em soluções em nuvem.

O Al for Accessibillity é inspirado no Al fot Earth, a tecnologia é utilizada para resolver problemas relacionados à preservação do meio ambiente.




Deseja receber dicas e

novidades imperdíveis?