Blog

Acompanhe a Lands Agência Web

Qual a importância dos mapas mentais?

Quando idealizamos um projeto, tudo fica muito claro na nossa cabeça, mas como explicar isso para a equipe, para possíveis investidores, ou outras pessoas interessadas? Uma das fases mais difíceis do planejamento é levar a ideia para o papel.

A solução para esta etapa pode ser mais simples do que você imagina, afinal, podemos mapear as nossas ideias utilizando mapas mentais.

Os mapas mentais nada mais são do que “resumos-esquema” das suas ideias, ou seja, transformar tudo aquilo que você e a sua equipe idealizaram em um diagrama capaz de solucionar muitas dúvidas e deixar tudo mais claro. Você pode utilizar os mapas para explicar um cronograma, para diversificar canais, públicos e metas para o seu projeto.

Abaixo, temos o exemplo de uma parte de um mapa, que explana referências para um projeto de um evento. No mapa você pode colocar imagens, anotações, marcadores, cores diferentes, enfim, customizar e deixar o mais visual possível, para que cada pessoa que acesse possa entender o que está sendo passado.

Existem várias ferramentas para mapas mentais, desde softwares grátis, com recursos um pouco mais limitados, até os pagos com uma variedade muito grande de possibilidades. É interessante que você comece os seus mapas de planejamento com os gratuitos, para que possa se ambientar com a ferramenta e, futuramente, analisar se vale ou não a pena pagar por um sistema mais sofisticado.