leia nossos conteúdos e tenha muito mais

conhecimento

conhecimento

Mídia social e rede social, qual o ideal para sua empresa?

Atualmente, ouvimos muito os termos Mídia Social e Rede Social, porém, várias empresas sentem dificuldade ao tentar defini-los. E afinal, existe alguma diferença entre eles?

Tudo inicia na adaptação dos termos para o ciberespaço. Tanto mídia social e rede social já possuíam significados antes mesmo da internet. Com o surgimento das plataformas digitais de interatividade eles foram se adaptando e vivem em constante mudança.

As redes sociais, assim como a definição da palavra social, estão ligadas a sociedade, ou seja, relacionamentos, estes que sempre estiveram presentes. O principal objetivo da rede social é aproximar pessoas com interesses em comum. Dentro do ciberespaço não é diferente, as redes sociais exercem a mesma função, no espaço online as pessoas interagem, expõe ideias, trocam informações.

Já as mídias sociais podem ser definidas como canais de produção de conteúdo, veiculação e divulgação de informação. Em geral, as mídias sociais são os veículos de comunicação, plataforma empresariais, que tem como foco informar, as relações sociais ficam em segundo plano.

A dificuldade para classificar rede social e mídia social se deve também a realidade atual. As redes sociais fazem parte das mídias sociais, como uma subcategoria da última. Pois, ao mesmo tempo, em que há o relacionamento, as pessoas também usam a ferramenta para produção e divulgação de conteúdo.

Blogs, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e outros são redes de relacionamento que podem ser usadas como plataforma de produção e compartilhamento de conteúdo. Porém, tudo depende da forma e finalidade que cada usuário usa para se comunicar através dessas ferramentas.

Onde sua empresa entra?

Cada portal tem suas principais características, um exemplo é o próprio facebook. A plataforma pode ser usada como perfil pessoal, onde as pessoas mantêm uma rede de relacionamento, postam fotos, compartilham notícias, e tudo aquilo que julgam interessante.

Dentro da plataforma, existe outro tipo de canal chamado FanPage, destinado principalmente às empresas. Os amigos são substituídos por curtidas, variando de acordo com os conteúdos compartilhados no feed de notícia do seu negócio, tornando-se uma mídia social.

Com um bom marketing na mídia social é possível conquistar um aumento de visibilidade significativo para sua empresa, entretanto, conhecer seu público é fundamental para alavancar sua marca.

Sua empresa também pode estar presente em outros portais, cada um deles com suas características específicas. Abaixo você confere algumas delas para facilitar seu entendimento sobre a diferença entre mídia social e rede social:

Instagram: Uma imagem vale mais que mil palavras? Nesta plataforma, sim. Focada no compartilhamento de imagens, é possível atrair o cliente com uma promoção ou serviço com imagens. O uso de #hashtags e localização amplia a pesquisa, alcançando mais pessoas.

Linkedin: Como rede social profissional, os usuários podem utilizar a plataforma para deixar seu currículo e procurar vagas de emprego. Como mídia social as empresas podem divulgar seus serviços, sua relação de vagas e também ir atrás de novos funcionários, caso necessário.

Twitter: O local é perfeito para transmitir informações instantâneas, curtas e de longo alcance através da #hashtags. Elas são capazes de deixar o assunto em evidência e ainda fazer com que outros usuários tenham acesso a ele.




Deseja receber dicas e

novidades imperdíveis?