Blog

Acompanhe a Lands Agência Web

A diferença entre e-mail marketing e automação de marketing

1 de agosto de 2017

e-mail marketing x automação de marketing

A utilização de e-mails como estratégia de marketing é muito comum atualmente. Existem formas diferentes de trabalhar com e-mails, as mais conhecidas são o e-mail marketing e a automação de marketing.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das estratégias mais disseminadas no mundo todo. Ele se resume basicamente em produzir um material e envia-lo para uma base de contatos, seja ela grande ou pequena.

Existem vários servidores de e-mail que prestam esse serviço e apresentam bom funcionamento e boa entrega. Eles retornam a taxa de aberturas e cliques no e-mail, mas nem sempre esses dados são suficientes.

E automação?

A automação de marketing serve justamente para personalizar os disparos e dar resultados mais precisos ao disparador. Quando você envia um e-mail, a pessoa que recebe pode ter comportamentos diferentes. Você já pensou em tratar cada lead de acordo com o seu comportamento?

Mas como um lead vai receber diferentes tipos de conteúdos baseados no seu comportamento? Aí entra o que chamamos de Fluxo de automação, ou Workflows. Com os fluxos de automação, você consegue configurar futuros envios automáticos baseados nas interações de cada lead com seu e-mail inicial. Sendo assim, quando o lead abrir o seu e-mail e não clicar, ele poderá receber um outro e-mail com o conteúdo diferente daquele lead que abriu e clicou.

Essas estratégias de Fluxo de Automação servem para que você possa diferenciar seus leads engajados daqueles que estão desengajados e, sua equipe de vendas terá maior assertividade na hora de fazer qualquer contato.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua experiência? Deixe nos comentários e entre em contato conosco pra conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços de automação de marketing.