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Como está o desempenho de sua equipe?

18 de julho de 2017

desempenho em equipe

Para um vendedor, a gestão do seu tempo é essencial. Sua função é bastante dinâmica e tem relação direta com produtividade e capacidade de aperfeiçoar ao máximo seu dia de trabalho para que tenha bons resultados. Se sua equipe de vendas está perdendo tempo no dia a dia, no fundo, ela está perdendo a chance de fazer novos contatos e fechar ainda mais negócios. Por isso, para aumentar o desempenho de sua equipe, confira abaixo algumas dicas e sugestões para você ajudar sua equipe na gestão do tempo.

Planeje o seu dia

De preferência, no dia anterior, organize as atividades que precisará realizar no dia seguinte.

Assim, você terá uma previa abrangente do que necessitará fazer e, eventualmente, se terá que remanejar alguma tarefa. Não deixe as tarefas simplesmente “atropelarem” você na sua rotina diária. A vantagem do planejamento, na gestão de tempo, é que o vendedor pode tomar decisões antecipadas e, assim, não prejudicar o próprio desempenho em suas tarefas agendadas.

Utilize uma agenda para lhe auxiliar na organização

Não fique refém somente de sua memória para as tarefas de seu dia. Você pode ter tantas informações e compromissos que poderá facilmente esquecer-se de alguma coisa.

Já pensou deixar de visitar um cliente por causa disso? Logo, procure deixar as atividades diárias registradas e bem organizadas em uma agenda, que pode ser de papel ou digital.

Hoje ainda temos a possibilidade de utilizar vários aplicativos apropriados para gestão do tempo. É recomendável que você faça um checklist das tarefas do dia e da semana, assim você tem um controle mais efetivo e terá a certeza que nada passará despercebido.

Defina suas tarefas por grau de prioridade

Organize suas tarefas em ordem de prioridade, sempre que possível. Procure manter sua agenda organizada de forma a eliminar os compromissos mais importantes primeiro e siga sua rotina dessa forma até cumprir todos. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo, a possibilidade de alguma coisa dar errado é muito grande.

Quando você organiza sua agenda por prioridades e status, você consegue gerenciar com mais tempo as atividades e compromissos urgentes. Com isso, você irá diminuir a pressão psicológica e a chance de ter um rendimento maior e com melhores resultados ficará evidente.

Organize seu material de trabalho

A organização do seu material de trabalho diário é primordial. Com certeza você deve ter materiais de apoio como apresentações de venda, cartões de visita, planilhas e outros documentos digitais. Eles precisam estar preparados e ao seu alcance sempre que necessário.

Crie também roteiros para vender com base na sua experiência com os clientes. Prepare-se para dispor de todo o material necessário para fechar o negócio. Assim, você reduz o risco de ser pego de surpresa com a falta de alguma informação importante.

Avalie de inicio ao fim sua rotina

Para aperfeiçoar ainda mais a gestão de seu tempo, dedique uma semana ou mais, se for necessário, para monitorar quantos minutos ou horas você gasta para realizar determinadas tarefas da sua rotina diária.

Controle, por exemplo, o tempo que de fato utiliza na venda ou na presença do cliente. Controle também o tempo para deslocamento ou de espera em reuniões. Talvez você perceba que está gastando mais tempo do que o necessário para realizar tarefas simples. Com um pouco de avaliação na sua rotina, você vai perceber que pode acelerar ou prolongar algumas atividades que podem influenciar diretamente nos resultados finais de seu trabalho.

Monitore o desempenho da sua equipe

Você pode fazer ainda um controle de atendimento para cada cliente. Anote as informações junto aos demais dados do contato em sua planilha ou em seu sistema CRM. Assim, você pode monitorar quanto tempo leva para ligar, realizar uma reunião ou até mesmo para fechar um novo negócio. Assim, controlar mais efetivamente a sua produtividade.