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11 de julho de 2017

4 formas de ter uma equipe mais inovadora e motivada

equipe motivada

É comum que o “clima” em uma empresa, de vez em quando, fique um pouco pesado. Isso reflete diretamente na motivação e no desempenho de seu time. Com isso, seus colaboradores podem se tornar cada vez menos inovadores. Seja qual for o setor que sua empresa trabalhe, isso não é uma boa notícia. Neste artigo mostrarei alguns métodos que podem aumentar a inovação e a motivação dos seus colaboradores:

Realizar pesquisas de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é a maneira ideal de entender o grau de satisfação e motivação das equipes. Ela auxilia na percepção de como a organização valoriza seus funcionários e seus esforços para que trabalhem de maneira satisfatória e agradável. A pesquisa coleta dados dos funcionários sobre o ambiente interno da empresa. Depois disso, você saberá como agir em determinadas situações.

Criar avaliações de desempenho de seus colaboradores

As avaliações apontam como o colaborador está se autoavaliando e avaliando a sua equipe. O principal objetivo é ter um feedback realista e completo. Avaliar o desempenho do colaborador pode ser dividido em três etapas básicas. A primeira delas é a apreciação diária do comportamento do funcionário. Por meio dessa sondagem, podem ser analisados pontos como relacionamento com a equipe, comprometimento, postura, progressos e limitações, sempre oferecendo um feedback ao funcionário.

A segunda parte é saber identificar os problemas, a fim de resolvê-los junto ao avaliado e manter a produtividade da empresa. Para isso, não cabem broncas ou dispensas, e sim conversa e motivação em prol de bons resultados.

A terceira parte consiste na realização de entrevistas periódicas, que permitem analisar a evolução do funcionário e, se necessário, adotar medidas, que servem como termômetro para entender se há condições de evolução ou reversão de alguma situação fora do padrão.

Traçar planos de carreira

Auxiliar o colaborador na elaboração do Plano de Carreira, traçando metas de acordo com suas capacidades e expectativas. É um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.

Tendo um plano de carreira, o profissional pode saber por quais etapas passará na hierarquia da empresa e quanto tempo ficará em cada uma delas. Além disso, o plano pode funcionar como um convite para o funcionário trabalhar ativamente o seu desenvolvimento. Ora, se ele sabe onde quer chegar, fica mais fácil para traçar metas claras e alcançá-las.

Capacitar e treinar sua equipe

Possibilitam integração entre as pessoas de uma equipe e da organização como um todo, desenvolve habilidades de liderança e autoconhecimento. Ou seja, treinar tem toda a importância, toda e mais um pouco. Porque a experiência mostra que quando bem implementado, o treinamento de uma equipe é fundamental para a estratégia da empresa e inovação da equipe, uma vez que só assim a companhia conseguirá atingir novos padrões de gestão, qualidade e inovação.