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AdWords ou Facebook Ads, onde investir?

Quando decidimos investir em links patrocinados, duas ferramentas vêm à nossa cabeça instantaneamente: Facebook Ads e Google Adwords. Sabemos que ambas servem para divulgação de anúncios, mas qual das duas é a mais indicada? Antes de compararmos, vamos entender como cada uma delas trabalha e os seus pontos fortes e fracos. Facebook Ads A ferramenta […]

6 de julho de 2017

Quando decidimos investir em links patrocinados, duas ferramentas vêm à nossa cabeça instantaneamente: Facebook Ads e Google Adwords.

Sabemos que ambas servem para divulgação de anúncios, mas qual das duas é a mais indicada? Antes de compararmos, vamos entender como cada uma delas trabalha e os seus pontos fortes e fracos.

Facebook Ads

A ferramenta de anúncios do Facebook é muito utilizada pelas empresas que querem crescer dentro e fora da rede social. Com ela, você pode controlar o gasto com o seu anúncio e segmentar seu público. A segmentação pode ser pela idade, região, pelas suas características (profissão, estudo, etc.) e também pelos seus interesses (páginas que curte, músicas ouve, etc).

Pontos positivos

O Facebook Ads se mostra muito indicado para gerar demanda para o seu negócio. As pessoas vão ver a sua publicação mesmo que não estejam procurando por ela. Outra característica forte é que você cria um relacionamento mais fácil com o visitante, que curtindo sua página, acompanhará constantemente as publicações.

Pontos negativos

Os anúncios são cobrados pelo número de pessoas alcançadas, sem ter a necessidade de uma interação com o seu anúncio. Isso é ruim porque a assertividade do investimento é menor. Mesmo que a pessoa não se interesse, você pagará pela visualização. Outro ponto negativo é que há uma possibilidade de o seu anúncio aparecer para pessoas que não tem o mínimo interesse na sua marca ou no seu produto.

Google Adwords

Já o Adwords tem algumas características opostas aos anúncios do Facebook. No Adwords você pode segmentar seus anúncios por região e pelas possíveis buscas em que ele deve aparecer. Este fator ajuda a filtrar o público, haja visto que se você anuncia sites, seu anúncio aparecerá apenas para pessoas que fazem pesquisas relacionadas a sites.

Pontos positivos

O principal diferencial do Adwords é que o mesmo oferece grande variedade de métodos de anúncio. A quantidade de pessoas a serem alcançadas também é maior e, você também controla seus gastos. Entre os vários métodos de anúncio, o mais utilizado atualmente é o Custo por Clique, onde o anunciante paga apenas quando o usuário clica no seu anúncio. Este método é muito eficiente com relação ao custo, pois quem clica no seu anúncio tem uma grande chance de conversão, já que, provavelmete, está buscando algo relacionado ao seu anúncio. Além do Custo por Clique, o Google oferece uma série de outros métodos de anúncio, como vídeos. Outro ponto forte é a quantidade de pessoas alcançadas. O número de pessoas que utilizam o Google é, certamente, maior que de usuários Facebook.

Pontos negativos

É claro que, assim como o Facebook Ads, o Adwords também tem seus pontos negativos. O principal deles é que se você não tem demanda, gerá-la com o Adwords é mais difícil. Com a ferramenta do Google, seus anúncios aparecerão apenas para quem procura algo relacionado, ou seja, se você anuncia sites, só vai aparecer pra quem busca sites.

Em qual investir

Conhecendo as principais características das duas ferramentas, fica mais fácil decidir em qual investir, lembrando sempre que, antes de tudo, você deve conhecer o seu produto, o seu mercado e o seu cliente. Por isso, antes de investir em anúncios, é importante fazer uma análise e um planejamento para saber exatamente quem você quer atingir com seus anúncios. Marketing com planejamento tem muito mais potencial, a estratégia de marketing é primordial.

E agora, qual ferramenta você vai escolher para investir?