Blog

Acompanhe a Lands Agência Web

9 de junho de 2017

Regra dos terços, você sabe o que é?

A regra dos terços é utilizada na fotografia, na arte e até mesmo no design. Ela tem um valor muito significativo para a harmonia e composição de uma imagem. Resumindo, é um exercício visual onde o fotógrafo olha pelo visor para o cenário que quer fotografar e divide-o, mentalmente. Essa divisão é feita em três terços verticais e horizontais para obter um total de nove quadrados. Confira na foto abaixo:

divisão dos terços

Para que serve a regra dos terços?

Muitos estudos fotográficos chegaram à conclusão que quem observa uma imagem olha mais depressa para um dos pontos de cruzamento do que para o centro da fotografia. A regra dos terços é uma forma de obter o máximo de precisão no enquadramentocorreto da câmera / arte gráfica. Busca-se alinhar todos os detalhes de acordo com a grelha que divide a imagem em 9 quadrados, através de 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais, ou seja, três terços verticais e horizontais.

E por que nesses pontos? O conceito deriva do referencial da beleza matemática: a razão de ouro. Que vem lá dos gregos, desde Pitágoras, compondo as belas obras da história. Um matemático italiano de sobrenome Fibonacci descobriu também ser essa a razão proporcional que rege o crescimento na natureza. Ela está presente nas estruturas do corpo humano, das plantas, na formação dos crustáceos e por aí vai.

exemplo dos terços

Coloque o seu conhecimento em prática

Não há nada como praticar para alcançar e, no caso da regra dos terços, importa analisar, em primeiro lugar, muitas artes que foram criadas segundo este princípio, para depois passar à prática. Tão fundamental como a visualização da grelha em si, é saber, em primeiro lugar, quais os pontos de interesse e, em segundo lugar, conseguir posicioná-los sobre a grelha de forma intencional.

Lembre-se: Essa regra, como tantas outras, é apenas uma recomendação. Quebrá-la uma vez ou outra também pode proporcionar fotos fantásticas, desde que você o faça consciente que está “violando” a diretriz. Assim, sinta-se à vontade para testar as composições até encontrar o melhor enquadramento.