Design Retouch – O que é?
Você já viu as propagandas dos produtos das empresas da mídia atual? Então, a maioria dos produtos que são apresentados na sua tela não são tão verdadeiros, não é mesmo? Um exemplo disso é os líderes no mercado de lanches que não apresentam o mesmo visual da propaganda.
Na mídia, os produtos passam por um processo chamado de Design Retouch. Depois que as fotografia dos produtos são feitas, são editadas e retocadas. Designers fazem isso para que as imagens tenham um visual mais agradável e atraente para o mercado. O Design Retouch sempre esteve presente nos anúncios e sempre continuarão. Isso porque com o avanço da tecnologia, a mídia ganha mais destaque mostrando um produto muitas vezes falso.
O Design Retouch pode envolver a utilização de filtros, modificação de cores, ajuste de luminosidade ou brilho, etc. O programa mais utilizado pelos Designers na produção dessas imagens é o Adobe Photoshop.
Conclusão
Por fim, o intuito do Design Retouch é cobrar a aproximação do produto com a publicidade e não a publicidade de um produto mal produzido / elaborado. O Design Retouch implica de alguma forma, uma falsificação da realidade, com propósitos tão diferentes entre si como intoxicar a opinião pública ou somente embelezar a imagem.