Blog

Acompanhe a Lands Agência Web

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, você conhece a diferença?

Ultimamente eu tenho tratado de assuntos relacionados aos termos mais populares do marketing atualmente e hoje não vai ser diferente, onde vou falar sobre dois termos pilares do marketing digital atual: inbound marketing e marketing de conteúdo. Fala-se muito nestes dois assuntos, mas afinal, o que eles têm de tão especial e qual a diferença […]

16 de abril de 2017
img/landsdig_blognovo/296_post_5206.png

Ultimamente eu tenho tratado de assuntos relacionados aos termos mais populares do marketing atualmente e hoje não vai ser diferente, onde vou falar sobre dois termos pilares do marketing digital atual: inbound marketing e marketing de conteúdo.
Fala-se muito nestes dois assuntos, mas afinal, o que eles têm de tão especial e qual a diferença entre eles? Na verdade, o ideal não é tratá-los como iguais nem opostos, eles são complementares.
O inbound marketing coordena basicamente: as vendas. Ele é o responsável por transformar um visitante em um cliente. Diferente do marketing tradicional, onde uma pessoa conhece um produto/marca, compra (vira cliente) e finaliza o processo de venda, o inbound marketing trabalha menos com o produto e mais com a marca, ou seja, o visitante não vira cliente logo de cara, ele primeiro vira um lead, posteriormente uma oportunidade e, aí sim, um cliente. A ideia principal do inbound marketing é que o cliente procure a sua empresa e não o contrário.
Aí é que vem as perguntas, mas como o inbound trabalha? De que forma ele atrai os visitantes para virarem clientes? A resposta está no segundo termo de hoje: marketing de conteúdo.
Isso mesmo, o marketing de conteúdo é uma estratégia dentro do inbound. Usa-se o marketing de conteúdo para que o cliente se sinta atraído pelos seus posts no blog, webinars, e-books, whitepapers, e afins… para que o cliente descubra um possível problema que ele possui e a sua empresa tenha a solução para o mesmo. 
Resumidamente, o inbound marketing trata, em um conceito amplo, de vendas e conversões, já o marketing de conteúdo trata de conteúdos ricos e atrativos para visitantes/leads/oportunidades.
Agora, tendo em mente um apanhado geral sobre cada um dos termos, é mais fácil chegar à conclusão de que os dois caminham juntos e são totalmente dependentes um do outro.