Blog

Acompanhe a Lands Agência Web

O que é Double Exposure/Dupla Exposição?

3 de abril de 2017
img/landsdig_blognovo/294_post_12824.jpg

A dupla exposição ou múltipla é uma técnica de fotografia que consiste em mesclar duas imagens numa só. A dupla exposição já foi e é apresentada por muitos fotógrafos de forma artística. Com essa técnica a combinação das imagens formam uma terceira fotografia, onde o resultado da imagem se torna interessante e incrível.
Essa técnica surgiu a partir de câmeras analógicas, que tinham a função com que permitisse que o negativo da imagem fosse exposto mais uma vez. A dupla exposição é considerada como um erro e com o avanço das câmeras digitais, as mesmas passaram a adotar um dispositivo para evitar esse “erro”. Atualmente a dupla exposição é considerada como arte, com um resultado surpreendente e que pode ser feita de várias formas, quanto com uma câmera analógica, quanto em programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, que pode te dar um resultado ainda mais satisfatório.
Dupla Exposição no Photoshop
No Photoshop é fácil simular essa técnica. O fotógrafo ou designer deve abrir uma imagem, abrir uma nova camada de edição e adicionar a outra camada. Depois disso, basta fazer a alteração nas opções de mesclagem na camada, assim, você pode unir as duas imagens.
Dentro do Photoshop a dupla exposição permite ainda mais o uso da criatividade, podendo tirar a limitação de usar apenas duas imagens. Você pode usar várias imagens, mas claro, cuidando sempre para que a imagem não fique tão poluída e que não demonstre significado.
Uma dica: Sempre buscar fazer com que essa edição preze a silhueta da imagem. Assim, a foto sobreposta a outra preenche o contorno e incorpora melhor no projeto.
Por fim, a dupla exposição/double exposure é uma ótima técnica para quem busca extrair sua criatividade, expor uma obra artística moderna, bonita, simples e que tenha um significado único e intuitivo.