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31 de março de 2016
Categorias Análise

Como Fazer um Plano de Marketing!

Salve, salve galera… hoje vou
explanar um pouquinho sobre planejamento de marketing digital, normalmente os
empresários pensam que é só sair fazendo peças legais e movimentar as redes
sociais e canais… mas vou mostrar que precisamos ter uma análise de consultiva
antes de executamos qualquer ação propriamente dita!
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Plano de Marketing
Basicamente dividimos em dois aspectos:
 
       Estratégico:
Que consiste na análise da situação e oportunidades do mercado determinando as
estratégias a serem desenvolvidas.
       Tático:
Se referem às ações operacionais a serem executadas em decorrência das
estratégias determinadas, como precificação, determinação de canais, contração
de agências e fornecedores para executar as ações, etc…
 
 
Introdução
       É
um resumo do plano de marketing e deve apresentar os motivos e objetivos da
elaboração deste.
       Empresa/produto;
       Principais
motivos que justifiquem a elaboração do plano;
       Objetivos
do plano;
       Principais
fatos e análises do plano;
       Estratégias
de marketing a serem implantadas
Nota: É importante que a
introdução dê uma visão geral sobre o plano, de forma que quem leia saiba
exatamente o que motivou a elaboração dele, quais os objetivos a serem
alcançados (ou problemas a serem resolvidos), principais análises e resultados
e estratégias propostas.
 
 
Análise do Macro Ambiente
       Analisa
todas as variáveis do “Macro Ambiente” e os impactos que exercem sobre a empresa/produto.
       Políticas;
       Econômicas;
       Sociais
e culturais;
       Demográficas;
       Tecnológicas
       Naturais
 
Análise do microambiente
       Mercado
       Concorrência
       Público-alvo 
 
Matriz SWOT
       Após
relacionar os dados referentes a forças, fraquezas, ameaças e oportunidades,
eles devem ser distribuídos na matriz de SWOT.
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Objetivos e metas de marketing
       Um
plano de marketing é desenvolvido quando existe um problema a ser resolvido ou
um objetivo a ser alcançado no mercado.
      
Para cada objetivo/meta em relação a um
público-alvo, é necessário desenvolver um plano de marketing.
 
Estratégias (mix de marketing)
As estratégias são traçadas com o mix de marketing para
atender aos objetivos de marketing.
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Planos de ação (tático-operacionais)
       Os
planos de ação são a parte tático-operacional do plano de marketing e
determinam como a estratégia será operacionalizada.
       Cada
ação relacionada nas estratégias do mix de marketing deve ter um plano de ação
que determine como será executada.
O plano de ação para cada
estratégia determinada deve responder às seguintes perguntas:
       O
que deve ser feito para executar a estratégia?
       Quando
deve ser feito?
       Quem
deve fazer?
      
Quanto custará?

Orçamentos e cronogramas
       Neste
estágio são feitos os gráficos de alocação dos programas de ação determinados no
estágio anterior, de forma cronológica, física e financeira.
       Eventualmente,
conforme a alocação de recursos e finanças ao longo do tempo reveladas pelos
gráficos, pode ser necessário voltar e reavaliar os planos de ação ou
estratégias.
       Se
não houver limitações, o cronograma deverá ser executado.
 
Avaliação e controle
       Todas
as ações do plano de marketing devem ser passíveis de mensuração por
indicadores que permitam controle e avaliação para possibilitar futuros
ajustes.
       Todas
as avaliações resultantes do controle do plano, o que deu certo e o que deu
errado, o que pode ser melhorado, devem ser anotadas de forma a orientar
futuros planos, fazendo-se os ajustes necessários.
De forma bem rápida e objetiva esta é a receita de bolo para
se ter sucesso no planejamento de marketing.
Precisando de uma equipe empenhada e com know-how nós da
Lands Agência Web estamos a disposição!
31 de março de 2016
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